Tal como a Capela Santo António, este edifício barroco oitocentista que se encontra na Praça de Santo António é dos poucos que permite um olhar diferente. Não se conhecendo qualquer história sobre o edifício, resta-nos apenas a ideia de que o edifício foi construído para albergar os Paços do Concelho.
Atualmente, este belo exemplar da arquitetura civil oitocentista deu lugar à Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à sua vida e obra, uma vez que este Senhor doou boa parte da sua biblioteca particular. Vilaverdense de origem, destacou-se como professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo por isso a biblioteca o seu nome.
Edifício com a fachada principal a norte, é constituído por dois pisos de três panos. O pano central está delimitado por pilastras e finalizado por um frontão semi-circular. No piso térreo apresenta um portal ladeado por duas janelas, todas com aberturas curvas. A estes sobrepõe-se um entablamento também curvo que une com a sacada em ferro, no primeiro piso.
A sacada alberga três janelas, também em moldura curva, encimada por um entablamento também curvo. Nos panos laterais apresenta quatro janelas em cada lado, todas em verga reta. O restante edifício é formado por rasgos em moldura reta. No cume do telhado apresenta uma clarabóia.
A Biblioteca situa-se na Praça de Santo António, no final do jardim da Praça da República, no centro de Vila Verde.