Biblioteca Municipal de Vila Verde
Este edifício, que se supõe ter sido construído para albergar os Paços do Concelho, é atualmente a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à vida e obra deste professor da Universidade de Coimbra.
Biblioteca Municipal
Fachada do Edifício
da Biblioteca

Tal como a Capela Santo António, este edifício barroco oitocentista que se encontra na Praça de Santo António é dos poucos que permite um olhar diferente. Não se conhecendo qualquer história sobre o edifício, resta-nos apenas a ideia de que o edifício foi construído para albergar os Paços do Concelho.

Atualmente, este belo exemplar da arquitetura civil oitocentista deu lugar à Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à sua vida e obra, uma vez que este Senhor doou boa parte da sua biblioteca particular. Vilaverdense de origem, destacou-se como professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo por isso a biblioteca o seu nome.

Descrição

Edifício com a fachada principal a norte, é constituído por dois pisos de três panos. O pano central está delimitado por pilastras e finalizado por um frontão semi-circular. No piso térreo apresenta um portal ladeado por duas janelas, todas com aberturas curvas. A estes sobrepõe-se um entablamento também curvo que une com a sacada em ferro, no primeiro piso.

A sacada alberga três janelas, também em moldura curva, encimada por um entablamento também curvo. Nos panos laterais apresenta quatro janelas em cada lado, todas em verga reta. O restante edifício é formado por rasgos em moldura reta. No cume do telhado apresenta uma clarabóia.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Vila Verde
ou neste concelho Vila Verde
Outras localidades deste concelho Vila Verde

Localização

A Biblioteca situa-se na Praça de Santo António, no final do jardim da Praça da República, no centro de Vila Verde.

Coordenadas GPS: N 41 38.965' W 008 26.160'  (41.64942, -8.43600)

Temas / Tags

Vila Verde, publicado em por