A Igreja de Santa Maria, Matriz de Moure, é uma construção em planta retangular formada por nave e capela-mor, estando-lhe adossadas a torre sineira e a sacristia.
A torre sineira situa-se um pouco mais recuada que a fachada e no lado esquerdo, e a sacristia mais atrás, no plano da capela-mor. O acesso à sineira é feito por uma escadaria exterior.
A fachada principal, delimitada por cunhais de pilastras, é rematada em empena triangular. Finaliza com pináculos bolbosos e ao centro a cruz latina.
O portal é de moldura reta sobrepujada de um entablamento seguido de um frontão triangular interrompido pelo nicho da Virgem. A finalização do nicho segue o plano do portal em frontão triangular.
Este nicho está ladeado por dois janelões retangulares de moldura reta, iluminando a nave.
Nas partes laterais da nave existem três rasgos em cada, correspondendo a duas janelas e uma porta, todos em verga reta. Igualmente a capela-mor possui dois rasgos correspondentes a janelas.
A igreja está situada num largo entre as estradas municipais M591 e M1351 no limite noroeste do concelho de Póvoa de Lanhoso e quase no concelho de Braga.