Capela de Nossa Senhora da Saúde
À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde edificada no séc XVI substituindo a capela primitiva, devotada a São Sebastião.
Capela N Sra da Saúde
Frontal
Capela N Sra da Saúde
Lateral esquerda

No final do século XVIII, princípio do XIX, foi destruída e reerguida um pouco mais a sul, onde atualmente se situa. Em 1902 a capela passou a chamar-se Nossa Senhora de Saúde, tornando-se na Padroeira e mantendo-se assim até à atualidade.

Estrutura

De planta longitudinal, é formada por uma só nave e o altar-mor numa capela-mor mais estreita. Tem ainda uma pequena sacristia e a torre sineira.

Com uma fachada em frontão contracurvado em granito, num estilo entre o barroco e o neoclássico, apresenta o portal em arco abatido. Este é ladeado por duas janelas retangulares e encimado por uma janela com sacada de guarda de ferro.

No interior destacam-se os retábulos neoclássicos.

Na parede sul está um painel de azulejos com a imagem de Nossa Senhora da Saúde.

Espaço Envolvente

Capela N Sra da Saúde
Capela e coreto

Sendo o maior espaço verde de Esposende, além da capela e da sua devoção, a afluência a este local é grande, tanto para a capela como para piqueniques e passeios.

Tem ainda um coreto que estava em mau estado, tal como uma fonte. Em 2016 a Câmara Municipal procedeu a obras de requalificação e melhoramento da capela e de todo o espaço envolvente. Foi melhorado todo o recinto, incluindo o coreto e a fonte, instaladas mesas para piqueniques e alterado o pavimento em volta da capela para um chão em cubos de granito. Foram também plantadas mais árvores.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Esposende
ou neste concelho Esposende
Outras localidades deste concelho Esposende

Localização

Coordenadas GPS: N 41 31.912' W 008 46.512'  (41.53187, -8.77520)

Referências

Temas / Tags

Esposende, publicado em por