No final do século XVIII, princípio do XIX, foi destruída e reerguida um pouco mais a sul, onde atualmente se situa. Em 1902 a capela passou a chamar-se Nossa Senhora de Saúde, tornando-se na Padroeira e mantendo-se assim até à atualidade.
De planta longitudinal, é formada por uma só nave e o altar-mor numa capela-mor mais estreita. Tem ainda uma pequena sacristia e a torre sineira.
Com uma fachada em frontão contracurvado em granito, num estilo entre o barroco e o neoclássico, apresenta o portal em arco abatido. Este é ladeado por duas janelas retangulares e encimado por uma janela com sacada de guarda de ferro.
No interior destacam-se os retábulos neoclássicos.
Na parede sul está um painel de azulejos com a imagem de Nossa Senhora da Saúde.
Sendo o maior espaço verde de Esposende, além da capela e da sua devoção, a afluência a este local é grande, tanto para a capela como para piqueniques e passeios.
Tem ainda um coreto que estava em mau estado, tal como uma fonte. Em 2016 a Câmara Municipal procedeu a obras de requalificação e melhoramento da capela e de todo o espaço envolvente. Foi melhorado todo o recinto, incluindo o coreto e a fonte, instaladas mesas para piqueniques e alterado o pavimento em volta da capela para um chão em cubos de granito. Foram também plantadas mais árvores.
Este ponto está situado na localidade Esposende, na freguesia Esposende, Marinhas e Gandra.
(Distância: 449 m W)
Na pequena Praça do Município está situado o edifício dos Paços do Concelho. De origem do século XVIII, sofreu remodelações durante os anos até atingir o aspeto atual.
(Distância: 451 m SW)
Esta povoação só viria a subir de estatuto à categoria de vila, e consequentemente sede de concelho, em 1572 por Carta Régia de D. Sebastião. Perante tal atributo foi construído o edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho.
(Distância: 453 m W)
Tal como os Paços do Concelho, está situada na pequena Praça do Município. A Igreja da Misericórdia não tem uma data concreta, sabendo-se que a sua edificação terá ocorrido no tempo de D. Henrique, pertencendo ao século XVI.
(Distância: 493 m W)
Este pequeno largo está situado no centro histórico da cidade, igualmente com uma importância por ter três elementos também mediáticos.
(Distância: 500 m W)
O edifício que recebe o Museu Municipal é um edifício emblemático da cidade pela sua planta e essencialmente pela sua fachada. Foi edificado como Teatro Club abrindo as suas portas no ano de 1911.
(Distância: 532 m W)
Edificada sobre a ermida primitiva que pertencia ao século XVI, este templo, cuja construção teve início neste mesmo século, tomou como invocação Santa Maria dos Anjos.
(Distância: 566 m W)
Duas ruas e um largo, todos pertencentes à parte histórica de cidade. As ruas, num trajeto perpendicular ao largo, vão ao encontro deste, tendo o seu início na parte sul da cidade e atravessando-a.
(Distância: 717 m NW)
Este pequeno templo está situado na avenida paralela ao mar, com a frente virada para o interior da cidade. Foi edificada em 1699 e dedicada a São João Baptista.
(Distância: 2 km NW)
Também conhecido como Forte de Esposende, foi edificado entre 1699 e 1704 durante o reinado de D. Pedro II, inserindo-se no plano de proteção da costa portuguesa e da entrada do Rio Cávado.
(Distância: 2 km S)
No centro histórico de Fão encontra-se a Igreja da Misericórdia que tem o início da sua história no século XVI. O único vestígio deste século é uma porta de arestas chanfradas que está adossado a este templo.