1258 é o ano da referência mais antiga da Honra dos Vasconcelos ou Casa dos Mouros, que se encontra nas Inquirições de Afonso III.

História

Ruinas da Torre e Honra dos Vasconcelos
Muralha
Ruinas da Torre e Honra dos Vasconcelos
Porta

Contudo a Honra dos Vasconcelos acaba por contrariar um pouco o verdadeiro sentido da palavra, correspondendo no entanto à verdadeira honra da família dos Vasconcelos. Esta honra, que remonta à segunda metade do século XIII, deve-se ao facto de, na época do conturbado reinado de D. Sancho II, João Peres de Vasconcelos se recusar a comparecer ao então monarca para se defender da acusação de assassino que lhe era imputada. Este ato custou-lhe um julgamento à revelia.

Perante esta situação a família Vasconcelos toma para si o poder da região, entre o rio Homem e o rio Cávado. Possuidores de grande parte das terras, sendo estas fortificadas, impediam a entrada das gentes reais como os juízes, tabeliães, mordomos e porteiros.

Assim o poder dos Vasconcelos permaneceu durante os reinados de D. Sancho II e D. Afonso III, acabando por se verem confrontados no reinado de D. Dinis, proibindo as torres senhoriais e permitindo a construção da torre de Penegate.

Uma edificação entre o séculos XII e XIII, crendo-se que o edifício que então tutelava a Honra pertencia ao século XII, remontando ao tempo de D. Egas Fafes. Desconhece-se todavia se a propriedade já tinha estrutura de cariz militar aquando da posse da família Vasconcelos, ou se pelo contrário terão sido eles a construir a primeira torre.

Descrição

Ruinas da Torre e Honra dos Vasconcelos
Interior
Ruinas da Torre e Honra dos Vasconcelos
Interior
Ruinas da Torre e Honra dos Vasconcelos
Interior e porta

A torre edifica-se sobre um afloramente rochoso, de planta quadrangular de mais de seis metros de lado, de um ou dois pisos sobradados, e que, devido ao seu estado de degradação, nos revela apenas o piso térreo.

Ao contrário das estruturas da época, esta tem o acesso ao interior pelo piso térreo, fazendo-se por uma porta em arco de volta perfeita existente a nascente.

Nos inícios do século XIV adossou-se um segundo corpo à face poente, desempenhando as funções de residência. Este anexo adossado desenvolve-se numa planta retangular de aproximadamente quinze metros.

Classificação

A Honra dos Vasconcelos está classificada desde 1948 como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este monumento está situado na povoação de Santa Luzia, junto da estrada principal (Rua da Cintura) e da Capela de Santa Luzia.

Coordenadas GPS: N 41 37.431' W 008 21.334'  (41.62385, -8.35557)

Referências

 

Temas / Tags

Ferreiros, publicado em por