Descaraterizada está a própria igreja com a sobreposição de estilos. Basicamente a sua estrutura remonta a um gótico tardio do início do século XVI, uma caraterística da região alentejana.
Viria a sofrer uma campanha de obras no século XVIII, tendo atuado principalmente na capela-mor, na fachada principal e galilé.
Desenvolve-se numa planta longitudinal, é formada por uma nave e capela-mor.
A fachada principal tem um perfil triangular com remates ondulados e ladeados por pináculos que coroam os cunhais, possuindo ao centro desta uma sineira um pouco desproporcionada e rematada por pináculos.
O portal principal é rasgado em moldura reta, ladeado por duas janelas quadradas com gradeamentos, também em moldura reta. Está encimado por um nicho com a imagem de Santa Clara de caráter popular.
A entrada é antecedida por uma galilé na qual se destaca três lápides sepulcrais marmoreadas que se encontram no pavimento, sendo uma delas de Inocêncio Castanheda, Cavaleiro da Ordem de Cristo, datada de 1822, e as outras duas possivelmente poderão corresponder a outros Cavaleiros, ou então a alguém pertencente à Família do Cavaleiro.
Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público