Situada no centro da vila, no Largo da Liberdade, a Igreja Matriz, que tem como orago a Nossa Senhora da Conceição, foi erigida sobre um outro templo ali existente em 1725, vindo a sofrer obras de remodelação em 1747.
Origem

Por gozar de uma proximidade com a vizinha Espanha, o templo religioso acaba por ter bastantes semelhanças com os templos espanhóis.
Fachada
De uma simplicidade, a fachada em empena triangular tem ao centro o portal em arco de volta perfeita, à semelhança de um género de retábulo, em que é ladeado por duas colunas onde assenta o entablamento. Este é sobreposto de um frontão triangular e encimado por um janela redonda em tímpano.
No remate, e no lado direito, está a pequena torre sineira quadrada com dois sinos e com uma cobertura piramidal.
Interior da Igreja

O interior é formado por três naves separadas por dois arcos de volta perfeita, e capela-mor. As naves têm uma cobertura em abóbada e quatro capelas laterais.
Na capela-mor, o destaque vai para o altar de Nossa Senhora das Dores, de influência barroca, com indicações anteriores a 1725. Crê-se que a proveniência seja do desmantelamento da igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Noudar.