Igreja Paroquial de Barrancos
Situada no centro da vila, a Igreja Matriz, que tem como orago Nossa Senhora da Conceição, foi erigida sobre um outro templo ali existente em 1725.

Origem

Igreja Matriz de Barrancos
Exterior da Igreja

A Igreja, situada no centro da vila, no Largo da Liberdade, foi construída em 1725 e sofreu obras de remodelação em 1747.

Por gozar de uma proximidade com a vizinha Espanha, o templo religioso acaba por ter bastantes semelhanças com os templos espanhóis.

Fachada

De uma simplicidade, a fachada em empena triangular tem ao centro o portal em arco de volta perfeita, à semelhança de um género de retábulo, em que é ladeado por duas colunas onde assenta o entablamento. Este é sobreposto de um frontão triangular e encimado por um janela redonda em tímpano.

No remate, e no lado direito, está a pequena torre sineira quadrada com dois sinos e com uma cobertura piramidal.

Interior da Igreja

Igreja Matriz de Barrancos, interior
Interior da Igreja

O interior é formado por três naves separadas por dois arcos de volta perfeita, e capela-mor. As naves têm uma cobertura em abóbada e quatro capelas laterais.

Na capela-mor, o destaque vai para o altar de Nossa Senhora das Dores, de influência barroca, com indicações anteriores a 1725. Crê-se que a proveniência seja do desmantelamento da igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Noudar.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Barrancos
ou neste concelho Barrancos
Outras localidades deste concelho Barrancos

Localização

Coordenadas GPS: N 38 07.770' W 006 58.559'  (38.12950, -6.97598)

Temas / Tags

Barrancos, publicado em por