Representa um dos antigos meios de subsistência em Almodôvar, em que chegaram a existir cerca de 200 sapateiros ativos. Com 6 metros de altura, esta escultura foi construída apenas com materiais do ferro velho, semelhante e do mesmo autor da Escultura aos Bombeiros.
Este ponto está situado na localidade Almodôvar, na freguesia Almodôvar e Graça dos Padrões.
Esta escultura está localizada na rotunda na zona leste da vila, entre as ruas da Constituição e António Cândido Colaço.
(Distância: 40 m SW)
(Distância: 120 m SE)
O Convento de Nossa Senhora da Conceição foi um convento masculino fundado em 1680, pertencente à Ordem Terceira de São Francisco. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
(Distância: 149 m SE)
(Distância: 190 m S)
(Distância: 236 m SW)
Aqui foi o antigo edifício dos Paços do Concelho, sendo cadeia quando a Câmara Municipal mudou para o Convento de São Francisco. Neste museu está atualmente exposto parte do espólio de Severo Portela e uma exposição sobre o ofício de sapateiro, o calçado e os artesãos que o fabricam e o modo de trabalhar.
(Distância: 256 m SW)
(Distância: 263 m S)
(Distância: 316 m SW)
A Igreja Matriz de Almodôvar, dedicada a Santo Ildefonso, foi construída no século XVI, tendo caraterísticas de estilo maneirista, barroco e neoclássico, tendo diversas alterações ao longo dos séculos.
(Distância: 320 m SE)
(Distância: 339 m SE)
Uma obra de Aureliano Aguiar, esta escultura foi criada para valorizar a obra dos bombeiros, estando exposta na rotunda em frente do quartel dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar.