No início era uma simples ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição sendo ampliada para se tornar no convento, pelo padre Frei João Evangelista.
Foi restaurado em 1810 e em 1980.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
Este ponto está situado na localidade Almodôvar, na freguesia Almodôvar e Graça dos Padrões.
(Distância: 30 m S)
(Distância: 76 m S)
(Distância: 113 m NW)
(Distância: 120 m NW)
Uma escultura de Aureliano Aguiar, pretende homenagear o trabalho dos sapateiros da Vila de Almodôvar. Com 6 metros de altura, esta escultura foi construída apenas com materiais do ferro velho, semelhante e do mesmo autor da Escultura aos Bombeiros.
(Distância: 197 m SW)
(Distância: 200 m SE)
(Distância: 219 m SE)
Uma obra de Aureliano Aguiar, esta escultura foi criada para valorizar a obra dos bombeiros, estando exposta na rotunda em frente do quartel dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar.
(Distância: 224 m W)
Aqui foi o antigo edifício dos Paços do Concelho, sendo cadeia quando a Câmara Municipal mudou para o Convento de São Francisco. Neste museu está atualmente exposto parte do espólio de Severo Portela e uma exposição sobre o ofício de sapateiro, o calçado e os artesãos que o fabricam e o modo de trabalhar.
(Distância: 227 m SW)
(Distância: 259 m SW)
A Igreja Matriz de Almodôvar, dedicada a Santo Ildefonso, foi construída no século XVI, tendo caraterísticas de estilo maneirista, barroco e neoclássico, tendo diversas alterações ao longo dos séculos.