As Insculturas no Outeiro dos Riscos ficam situadas no monte dos Castelos, correspondendo a dois grupos de gravuras denominadas precisamente de Outeiro dos Riscos.

As Insculturas no Outeiro dos Riscos ficam situadas no monte dos Castelos, correspondendo a dois grupos de gravuras denominadas precisamente de Outeiro dos Riscos.

Descrição

A primeira, com as gravuras mais delineadas, tem no seu núcleo central um plano quase vertical de formas circulares concêntricas. Na segunda, num plano de quase desaparecimento devido à erosão do tempo, ainda são visíveis as linhas em forma de espiral com o motivo associado uniformemente a quatro quadrados, revelando uma parecença com um tabuleiro de jogo.

Origem

Esta estação arqueológica é atribuída à presença dos mouros no tempo da Reconquista Cristã, ligando-as a lendas de Príncipes Cristãos, Princesas Mouras convertidas pela paixão ou tesouros escondidos pelos mouros.

Claro está que esta versão está ligada a fértil imaginação da população local, sendo na realidade atribuída a um período muito anterior, com a sua origem remontando, ao que tudo indica, ao tempo do Neo-Calcolítico e Idade do Bronze.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Cepelos
ou neste concelho Vale de Cambra
Outras localidades deste concelho Vale de Cambra

Localização

Aconselho a dirigirem-se ao posto de turismo de Vale de Cambra para conhecerem a melhor maneira de ir ao Outeiro, pois como está situado no monte é mais provável não encontrar.

Ou então ir com tempo ou levar alguém que conheça bem porque, da estrada, têm indicação, mas a partir daqui pode ser muito problemático. Por este motivo, este artigo não se encontra acompanhado de fotos.

Coordenadas GPS: N 40 49.882' W 008 19.878'  (40.83137, -8.33130)

Temas / Tags

Cepelos, publicado em por