Casa-Museu Egas Moniz
A Casa-Museu Egas Moniz é a casa, edificada no século XVIII, em que nasceu António Egas Moniz, o médico português vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Egas Moniz, depois de a reconstruir, nela criou o Museu Regional.
Casa-Museu Egas Moniz
Frente e entrada
Casa-Museu Egas Moniz
Traseiras da casa

A Casa-Museu Egas Moniz é a casa em que nasceu António Egas Moniz em 29 de novembro de 1874, o médico português vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Foi edificada no século XVIII e nesse tempo denominada de Quinta do Marinheiro.

Egas Moniz reconstruiu a casa na totalidade em 1915 e nela criou o Museu Regional, que posteriormente mudou para o nome atual. Foi aberta ao público em 14 de julho de 1968.

O museu inclui peças de coleções adquiridas pelo médico ao longo da vida, como porcelanas da Índia e outros países, pinturas de autores portugueses, obras de escultura, desenho e vidro e ainda peças de ourivesaria e tapeçaria.

Sendo Egas Moniz médico, a casa-museu inclui obras de medicina referentes às descobertas científicas de angiografia cerebral e leucotomia prefrontal, que lhe valeram o Prémio Nobel.

Em 2009 foi ali criado o Pólo de Leitura em Avanca, no Centro de Documentação Egas Moniz, ligado à Biblioteca Municipal de Estarreja.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1997.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Avanca
ou neste concelho Estarreja
Outras localidades deste concelho Estarreja

Localização

Coordenadas GPS: N 40 48.359' W 008 35.329'  (40.80598, -8.58882)

Referências

Temas / Tags

Avanca, publicado em por