A Antiga Fábrica de Cerâmica Jeronymo Pereira Campos foi fundada em 1896. Ali se fabricava os tijolos e as telhas do tipo marselhesa, sendo a única fábrica deste material entre Porto e Pampilhosa.

História

Fábrica de Cerâmica
Edifício da fábrica
Fábrica de Cerâmica
Fábrica e Jardim

São imponentes instalações com moderno equipamento, sendo em 1923 integradas outras fábricas de louça no grupo, em Viana do Castelo e Sintra.

Na década de 1960, dadas as dificuldades que entretanto se verificaram, a empresa passa para o Banco Pinto de Magalhães e estas instalações acabam por ser abandonadas com a criação da fábrica de Taboeira, a poucos quilómetros desta.

Após a venda da fábrica de Taboeira, a sede das Fábricas Jerónimo Pereira Campos é transferida para Alvarães, no distrito de Viana do Castelo, onde se mantém até agora.

Centro de Congressos

Uma parte das instalações da fábrica é agora o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro em conjunto com serviços públicos, sendo o espaço em frente totalmente remodelado.

Contém agora um excelente espaço ajardinado e arborizado percorrido por um dos ramais da Ria de Aveiro. Neste espaço pode-se caminhar, fazer desporto, andar de bicicleta, sendo um espaço para todas as idades.

Capela e Chaminés

Fábrica de Cerâmica
Capela da fábrica
Fábrica de Cerâmica
Chaminé, a 400m da fábrica

A 200 metros a leste do edifício encontra-se a que foi a capela pertencente ao complexo. Podemos ainda ver duas das torres que também pertenceram à fábrica, uma dentro do lago e outra a 400 metros de distância a oeste do edifício.

Localização

A Antiga Fábrica e Centro de Congressos está situada na zona leste da cidade, entre o Parque da Fonte Nova e a Linha da CP.

Coordenadas GPS: N 40 38.331' W 008 38.613'  (40.63885, -8.64355)

Temas / Tags

Aveiro, publicado em por