Castelo de Elvas
Castelo de Elvas
Fortificação Islâmica, foi reconstruído nos séculos XIII e XIV, tomando só no século XVI a atual forma. Foi testemunho de grandes acontecimentos, como por exemplo tratados de paz.
Castelo de Elvas
Castelo de Elvas - interior

Também foi testemunho de grandes acontecimentos, como por exemplo tratados de paz e alianças com princesas.

A partir da segunda metade do século XIX o castelo começa a entrar em declínio pois já não tinha qualquer função militar e, quando entrou no século XX, acabou por ficar arruinado.

Classificação

Com isto, alguns elvenses, amigos do património e da história, quiseram promover o restauro do monumento e também entabularam um processo que faria o castelo como Monumento Nacional, o que aconteceu em 1906. Tornou-se assim no primeiro monumento classificado em Portugal. Atualmente também tem o título de Património Mundial.

Localização

Este ponto está situado na localidade Elvas, na freguesia Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Coordenadas GPS: N 38 52.992' W 007 09.814'  (38.88320, -7.16357)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Segunda Cerca Islâmica

Segunda Cerca Islâmica - Visitar Portugal

(Distância: 92 m S)
Sendo este castelo de origem islâmica, esta muralha envolvia a parte mais alta de Elvas da qual existem alguns vestígios como casarios, ruas e uma das portas da muralha.

Igreja de Santa Maria de Alcáçova

Igreja de Santa Maria de Alcáçova - Visitar Portugal

(Distância: 96 m S)
Datada do século XIII, foi construída num local onde se encontrava uma mesquita. De Padroado Real, seria doado por D. Dinis à Ordem de Avis em 1303.

Quartéis de Corujeira

Quartéis de Corujeira - Visitar Portugal

(Distância: 147 m E)
Os Quartéis de Corujeira são um aquartelamento de militares do século XVII. Sendo este quartel o primeiro, há que salientar as armas portuguesas do Rei na fachada principal.

Arco de Santa Clara ou Porta de Tempre

Arco de Santa Clara ou Porta de Tempre - Visitar Portugal

(Distância: 148 m S)
Do século XIX, é de arquitetura romântica. Inicialmente teve como nome a Porta de Tempre, em referência ao combate da Ordem do Templo contra os Mouros, tendo rompido a muralha por este lado.

Pelourinho de Elvas

Pelourinho de Elvas - Visitar Portugal

(Distância: 163 m SW)
Pelourinho datado do século XVI, sendo este uma réplica do original, apareceu em Elvas sinónimo de autoridade e exposição.

Igreja das Domínicas

Igreja das Domínicas - Visitar Portugal

(Distância: 165 m S)
As obras da igreja duraram catorze anos, começaram em 1543 e terminaram em 1557, sobre uma outra com o nome de Madalena. O convento foi fundado em 1528.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco - Visitar Portugal

(Distância: 166 m SE)
Templo do início do séc. XVIII, demorou dezoito anos a concluir, contudo os acabamentos terminaram em 1761, data da inscrição na porta.

Igreja de São João da Corujeira

Igreja de São João da Corujeira - Visitar Portugal

(Distância: 172 m E)
Foi fundada pelos cavaleiros da Ordem do Hospital aquando da conquista da cidade, ficando pertença da Ordem dos Hospitalários e passando depois à comenda da Ordem de Malta.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Visitar Portugal

(Distância: 254 m S)
A Sé de Elvas, teve o início das suas obras em 1517 e abriu ao culto em 1537. Construção de Francisco de Arruda, que também trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 278 m SE)
Esta igreja foi edificada logo a seguir à conquista Cristã, em 1229, sobre parte da muralha islâmica, a qual foi aproveitada para implantar nela a torre sineira.

gif