Com a extinção das ordens religiosas o antigo convento é, desde 1892, o Hospital Militar e a igreja, depois de praticamente reconstruída no final do século XIX, passou a ser a Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda.
A igreja é de nave única, de planta retangular, com a capela-mor e capelas laterais. A fachada, em dois registos, é dividida por pilastras lisas. A torre sineira adossada à esquerda da igreja e encimada por uma cruz ladeada por pináculos.
A entrada é antecedida por uma galilé com abertura em três arcos de volta perfeita. As janelas do segundo piso são retangulares. O frontão termina em triângulo sobre o emblema mariano ladeado por aletas.
No interior o destaque vai para os painéis de azulejos com cenas da vida de Santo Agostinho em telas pintadas atribuídas a Bento Coelho de Oliveira e a Botovi.
Tanto a igreja como o antigo convento encontram-se classificados como Monumento de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Ajuda, na freguesia Ajuda.
(Distância: 489 m NW)
O Jardim Botânico da Ajuda foi mandado plantar pelo Marquês de Pombal no século XVIII, em 1768, com a designação de Real Jardim Botânico da Ajuda.
(Distância: 490 m NW)
Teve a sua construção no final do século XVIII para substituir o anterior Paço Real, denominado de Real Barraca dada a sua construção de madeira.
(Distância: 657 m W)
A construção da Igreja da Memória, ou Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de São José, foi iniciada em 1760. Foi fundada por D. José I como agradecimento por ser salvo de uma tentativa de assassínio naquele local, em 1758.
(Distância: 882 m SW)
O Museu Nacional dos Coches, uma exposição de uma importante coleção de coches e carruagens reais, foi criado em 1905 no antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, em Lisboa.
(Distância: 887 m SW)
O Palácio de Belém, atualmente a residência Oficial do Presidente da República, foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal, filho de D. Francisco de Portugal, 1.º Conde de Vimioso.
(Distância: 914 m SW)
O Museu da Presidência da República situa-se, desde 2004, nas antigas cocheiras do Palácio Nacional de Belém.
(Distância: 936 m SW)
O Jardim Afonso de Albuquerque é um jardim situado ao lado do Jardim Vasco da Gama ao longo do rio Tejo e junto da Praça do Império.
(Distância: 993 m SW)
Este jardim, situado próximo da Praça do Império, foi construído na década de 1980 num projeto do arquiteto António Saraiva.
(Distância: 1 km E)
O Palacete dos Condes da Ribeira Grande foi construído no início do século XVIII pelo Marquês de Nisa. Passou depois a pertencer aos Marqueses e Condes da Ribeira Grande.
(Distância: 1 km E)
A Capela de Santo Amaro, construída em 1549, tem uma forma cilíndrica com uma galilé também cilíndrica a rodear metade da capela. No lado oposto à galilé podemos ver a capela-mor e a sacristia.