Foi Palácio Real a partir de 1861 quando passou a ser a residência do rei D. Luis. Sendo encerrado com a implantação da República em 1910, passou a ser um museu com peças de mobiliário, de ouro, prata e jóias.
Ali funciona também a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura, a Galeria de Pintura do rei D. Luís I e a Direção-Geral do Património Cultural.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Ajuda, na freguesia Ajuda.
(Distância: 210 m SW)
O Jardim Botânico da Ajuda foi mandado plantar pelo Marquês de Pombal no século XVIII, em 1768, com a designação de Real Jardim Botânico da Ajuda.
(Distância: 490 m SE)
Esta Igreja da Boa Hora faz parte de conjunto conventual fundado em 1758, em estilo barroco. É atualmente a Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda.
(Distância: 666 m SW)
A construção da Igreja da Memória, ou Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de São José, foi iniciada em 1760. Foi fundada por D. José I como agradecimento por ser salvo de uma tentativa de assassínio naquele local, em 1758.
(Distância: 964 m W)
O Museu Nacional de Etnologia foi criado em 1965 e mostra objetos de povos antigos ou primitivos de diversas origens de África, Ásia, Brasil e Portugal.
(Distância: 1 km S)
O Palácio de Belém, atualmente a residência Oficial do Presidente da República, foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal, filho de D. Francisco de Portugal, 1.º Conde de Vimioso.
(Distância: 1 km S)
O Museu da Presidência da República situa-se, desde 2004, nas antigas cocheiras do Palácio Nacional de Belém.
(Distância: 1 km S)
O Museu Nacional dos Coches, uma exposição de uma importante coleção de coches e carruagens reais, foi criado em 1905 no antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, em Lisboa.
(Distância: 1 km S)
O Jardim Afonso de Albuquerque é um jardim situado ao lado do Jardim Vasco da Gama ao longo do rio Tejo e junto da Praça do Império.
(Distância: 1 km SW)
Uma pequena ermida de estilo manuelino do início do século XVI, na sua construção estava situada dentro da cerca do Mosteiro de Santa Maria de Belém, ou Mosteiro dos Jerónimos.
(Distância: 1 km S)
Este jardim, situado próximo da Praça do Império, foi construído na década de 1980 num projeto do arquiteto António Saraiva.