Falar da Igreja da Misericórdia é também falar da Capela de São Miguel, dada a sua construção lado a lado.
Como explica a foto a Igreja da Misericórdia é a da direita. Templo seiscentista com destaque um pouco estranho para o púlpito no exterior, assente sobre uma coluna, e um campanário.
No interior saliente-se a talha do altar-mor, a imagem em barro pintado de São João Baptista Menino e relicário em prata com a relíquia do Santo Lenho.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
A capela é datada do século XVII, do ano 1685, pelo padre Miguel de Oliveira da Cunha. Foi inicialmente fundada como igreja, passando a ser utilizada desde o século XX como casa mortuária. Capela de planta retangular e longitudinal simples.
Este ponto está situado na localidade Fundão, na freguesia Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo.
(Distância: 31 m W)
Datada do século XVIII, a Igreja Matriz foi construída sobre um outro templo românico do qual não restam quaisquer vestígios.
(Distância: 58 m W)
Uma Casa Brasonada situada em frente da Igreja Matriz do Fundão, com um brasão atribuído a Paulo Nogueira de Andrade, uma casa de cerca de 1688.
(Distância: 112 m W)
Uma casa brasonada do século XVIII, tendo sofrido remodelações no século seguinte.
(Distância: 123 m NW)
Este Pelourinho foi reconstruído em 1935 aproveitando alguns fragmentos do primitivo que foi destruído em 1882.
(Distância: 177 m NW)
No século XVIII, em 1755, o Marquês de Pombal mandou fazer melhoramentos neste edifício para acolher a Real Fabrica de Lanifícios do Fundão, que ali começou a trabalhar em 1764.
(Distância: 191 m NW)
Este Cine-Teatro foi construído nas décadas de 1940-1950 e é uma das principais salas de espetáculo da região.
(Distância: 214 m SW)
Uma capela do século XVI, construída em 1574, é constituída por uma nave e capela-mor mais estreita e baixa. Foi templo da Ordem Terceira Franciscana desde o século XVI.
(Distância: 286 m S)
Uma pequena capela do século XVI, teve obras no século XIX. O portal em arco de volta perfeita é antecedido por um alpendre.
(Distância: 287 m S)
Uma capela do século XVI, possivelmente de 1530, teve uma reconstrução em 1578, conforme a data no arco da frontaria.
(Distância: 290 m SW)
Uma casa apalaçada do final do século XIX, foi a residência de Adolfo Portela, um escritor do final do século XIX e início do século XX (1866-1923).