Tendo grande sucesso nesse tempo, atualmente, tal como acontece com a maior parte das salas de espetáculo antigas do país, está abandonada e sem qualquer uso.
Um sala com capacidade para 747 espetadores, tem uma entrada monumental encimada por uma cúpula em pirâmide rodeada por um terraço.
Este ponto está situado na localidade Fundão, na freguesia Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo.
(Distância: 89 m SW)
No século XVIII, em 1755, o Marquês de Pombal mandou fazer melhoramentos neste edifício para acolher a Real Fabrica de Lanifícios do Fundão, que ali começou a trabalhar em 1764.
(Distância: 105 m S)
Este Pelourinho foi reconstruído em 1935 aproveitando alguns fragmentos do primitivo que foi destruído em 1882.
(Distância: 146 m S)
Uma casa brasonada do século XVIII, tendo sofrido remodelações no século seguinte.
(Distância: 186 m S)
Datada do século XVIII, a Igreja Matriz foi construída sobre um outro templo românico do qual não restam quaisquer vestígios.
(Distância: 190 m S)
Uma Casa Brasonada situada em frente da Igreja Matriz do Fundão, com um brasão atribuído a Paulo Nogueira de Andrade, uma casa de cerca de 1688.
(Distância: 191 m SE)
Igreja da Misericórdia e Capela de São Miguel, templos do século XVII, salientando-se na primeira a talha do altar-mor e o púlpito no exterior.
(Distância: 244 m NE)
Uma capela do século XVI, foi construída em 1574 e reconstituída em 1654. O alpendre pode ter sido construído em 1844, segundo uma data que lá consta.
(Distância: 342 m S)
Uma capela do século XVI, construída em 1574, é constituída por uma nave e capela-mor mais estreita e baixa. Foi templo da Ordem Terceira Franciscana desde o século XVI.
(Distância: 357 m SW)
Uma casa apalaçada do final do século XIX, foi a residência de Adolfo Portela, um escritor do final do século XIX e início do século XX (1866-1923).
(Distância: 385 m SW)
Um chafariz do início do século XIX, de 1818, é formado por uma estrutura do tipo de um obelisco encimado por um pináculo piramidal.