Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões
Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões
Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões

Mosteiro de São Cristóvão foi fundado nos primórdios da Nacionalidade, dotado da carta do couto por D. Afonso Henriques em 1153 e é provavelmente a primeira abadia cisterciense criada em Portugal.

Conheceu épocas de altos e baixos. O seu ponto mais baixo foi no tempo dos abades comendatários, e o inverso aconteceu no tempo do Rei D. João V quando da sua reconstrução nos finais do século XVII. Gozou protecção e generosidade do dito Rei, com direito ao título de Real Mosteiro de São Cristóvão de Lafões.

Em 1834, com a expulsão das ordens religiosas, o mosteiro foi vendido em hasta pública, passando de mãos em mãos, caindo até na verdadeira degradação. Foi finalmente adquirido em 1984 pelos atuais proprietários, que transformaram o mosteiro em hotel mantendo a traça do mosteiro.

Localização

Este ponto está situado na localidade Gralheira, na freguesia Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.

Coordenadas GPS: N 40 45.800' W 008 10.400'  (40.76333, -8.17333)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de São Cristovão de Lafões

Igreja Matriz de São Cristovão de Lafões - Visitar Portugal

(Distância: 38 m S)
A Igreja Matriz que surgiu aquando o Mosteiro de Lafões, fazendo parte do Conjunto Conventual, foi separada após a extinção das Ordens Religiosas em 1834. A igreja atual é atribuída ao início do século XVIII, em 1704, sucedendo a duas reconstruções anteriores.

Aqueduto Real do Mosteiro

Aqueduto Real do Mosteiro - Visitar Portugal

(Distância: 219 m SE)
Situado perto do Mosteiro de S. Cristovão, temos o Aqueduto Real construído no século XVIII.

Junta de Freguesia de São Cristóvão de Lafões

Junta de Freguesia de São Cristóvão de Lafões - Visitar Portugal

(Distância: 305 m NE)
Conhecida como "Terra de Lafões", não há informações sobre o passado da freguesia de São Cristóvão de Lafões. Com vestígios desta época da história por toda a zona, de consideráveis monumentos de castros, dolmens ou antas, a zona de Lafões foi ocupada pelos romanos, depois pelos suevos e visigodos.

Capela do Senhor da Boa Passagem

Capela do Senhor da Boa Passagem - Visitar Portugal

(Distância: 551 m N)
Numa freguesia que tem um ex-libris como o Mosteiro, tudo o resto passa despercebido, inclusivamente esta Capela de Boa Passagem que somente o que tem como informação é a sua denominação. Na fachada principal em empena triangular, o portal em vão reto é encimado por uma janela igualmente reta e uma pequena sineira.

Ponte do Cunhedo

Ponte do Cunhedo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
A ponte de Cunhedo, que liga São Cristovão (no concelho de S. Pedro do Sul) a Oliveira de Frades, atravessa o Rio Vouga, sendo a separação dos dois concelhos feita neste local por este rio.

Capela de Nossa Senhora da Expectação

Capela de Nossa Senhora da Expectação - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
No lugar da Sobrosa face à estrada municipal, ali se encontra a Capela da Nossa Senhora da Expectação sem mais informações além do nome. Destaca-se a fachada principal aberta pela porta encimada por uma janela, ambas as aberturas retangulares.

Poço Azul

Poço Azul - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
No lugar do Sobrosa, a norte da Capela de Nossa Senhora da Expectação, vamos encontrar o Poço Azul, um local de rara beleza, poço de águas cristalinas da ribeira da Landeira junto das rochas graníticas polidas pela erosão milenar, o que provoca uma pequena queda de água e uma pequena piscina.

Solar dos Malafaias

Solar dos Malafaias - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Um solar do século XVIII (1760/70), pertencente à família Malafaya, devido à construção da estrada nacional junto do mesmo foi abandonado pelos proprietários que construíram um novo solar em Serrazes. Este solar está agora abandonado, em ruínas e cercado de vegetação.

Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa

Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Sobre a Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa, a única informação disponível é das Inquirições Paroquiais, que só indicam que a localidade teve foros de vila e de sede do concelho. Destaca-se a forma decorada da fachada principal, todas as aberturas encimadas de forma idêntica por uma cimalha em ângulo.

Junta de Freguesia de Santa Cruz da Trapa

Junta de Freguesia de Santa Cruz da Trapa - Visitar Portugal

(Distância: 3 km E)
A Freguesia de Santa Cruz da Trapa tem dois elementos bastantes fortes para a sua antiguidade, sendo que um deles a situa no ano de 1120, tendo como base um Mosteiro Beneditino, e o segundo elemento é a prova de que Santa Cruz da Trapa obteve foros de vila e consequentemente sede de concelho.

gif