Fonte e Lavadouro de Covas do Rio
Fonte e Lavadouro de Covas do Rio, setembro de 2022
Restaurado em 2009, serve o lavadouro comunitário como ponto de encontro da pequena aldeia, um local importante no ponto de vista da localidade. O painel ao centro, coberto de azulejos com motivos florais, divide o tanque numa zona da fonte e outra do lavadouro.

A Fonte e o Lavadouro

Fonte e Lavadouro
Fonte e Lavadouro

Com indicação do ano de 2009 como data de restauração, serve o lavadouro comunitário como ponto de encontro da pequena aldeia. Covas do Rio é na verdade e como diz o lema, uma "aldeia do fim do mundo", mas onde ainda sobra uma réstia de vida.

De planta retangular, o painel ao centro, coberto de azulejos com motivos florais, divide o tanque numa zona da fonte e outra do lavadouro. Quatro colunas nos extremos apoiam a cobertura de chapa.

Não deixa de ser relevante a importância deste elemento comunitário que existe para a pequena comunidade e para quem a visita.

Localização

Este ponto está situado na localidade Covas do Rio, na freguesia São Martinho das Moitas e Covas do Rio.

(Coordenadas aproximadas, não confirmadas)

Coordenadas GPS: N 40 53.853' W 008 04.390'  (40.89755, -8.07317)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Coreto de Covas do Rio

Coreto de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 88 m NW)
Situado perto da Junta de Freguesia e ao lado da Igreja Matriz, o coreto é o local preferido para alguns espetáculos de música ou teatro ou outros. Em planta octogonal, é constituído por uma base em pedra onde se erguem oito colunas em ferro que apoiam a cobertura em chapa.

Igreja Matriz de Covas do Rio

Igreja Matriz de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 110 m NW)
Sem outras informações além do nome, de São Facundo, nesta igreja situada na zona sul da aldeia de Covas do Rio destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma pequena fresta e com a torre sineira de construção posterior.

Capela de Covas do Rio

Capela de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 136 m NW)
Situada no centro da aldeia, uma capela construída em granito de que não há qualquer referência ou informação, apenas o nome de Capela de Covas do Rio. Na fachada em empena truncada por uma sineira de arco de volta perfeita, a porta é ladeada por duas janelas quadradas.

Aldeia de Covas do Rio

Aldeia de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 159 m NW)
Uma aldeia de xisto esquecida, contribuindo para isso a sua situação geográfica, no sopé e distribuída pela encosta da serra da Arada. A restauração está a ser possível na diversidade de um aglomerado de casas, na sua maioria de xisto e com telhados de lousa, com outras mais recentes e mais coloridas.

Aldeia da Pena

Aldeia da Pena - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A Aldeia da Pena situa-se na Serra de São Macário, uma aldeia como algumas outras de xisto, recuperadas no verdadeiro sentido do original, com as suas ruas estreitas, a percorrer as poucas casas existentes nesta aldeia, todas fabricadas em xisto.

Capela de Santa Bárbara

Capela de Santa Bárbara - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
A Capela de Santa Bárbara está situada cerca de 300 metros a norte de Covas do Monte, num local com uma vista espetacular sobre a serra em frente e os vales.

Capela de São Macário

Capela de São Macário - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
Situada a 1052 metros de altitude, no alto do monte de São Macário, integrada na serra da Arada, a ermida ou capela de São Macário faz parte do Santuário com o mesmo nome. Nas costas da Capela de São Macário ainda hoje existe a pequena ermida onde o Macário se alojava.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
Esta igreja teve grandes alterações no século XVIII para o que se vê atualmente, com a grande torre sineira adossada à esquerda da fachada principal. Contém imagens de grande valor no seu interior.

Igreja Matriz de São Martinho das Moitas

Igreja Matriz de São Martinho das Moitas - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
A paróquia era da pertença do concelho de Sul até este ser extinto no ano de 1855. A fachada principal, delimitada por pilastras nos cunhais, é composta pelo rasgo do portal principal em vão reto encimado por uma janela lobulada, sobrepondo-se a imagem do Santo.

Junta da União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio

Junta da União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Duas antigas freguesias agregadas em 2013, formando a União das Freguesias situada na Serra da Arada e na fronteira com o concelho de Castro Daire, também do distrito de Viseu. Aldeias de interior, ambas sofrem do mesmo problema de desertificação e por isso poucos habitantes.

gif