O Bioparque de São Pedro do Sul situa-se na freguesia de Carvalhais e apresenta-se como um espaço ecolúdico, com mais de 100.000 m2.

Tem, naturalmente, uma componente estética de natureza organizada, como tem também funções ecológicas, quer ao nível da conservação da flora local e regional, quer como espaço de abrigo para diversas espécies animais. Mas, para além de um espaço para ser visto, o Bio Parque é um local para ser vivido, oferecendo a possibilidade de experiências inesquecíveis com um conjunto de actividades lúdico-culturais.

Um espaço de descompressão psicológica através do jogo, da prática de desportos radicais, dos circuitos pedestres, do convívio entre gerações.

O Bioparque dispõe de uma equipa de técnicos qualificados para o acompanhamento de grupos e organização de actividades desportivas, fins-de-semana lúdicos e até colónias de férias.

Os atractivos não se limitam ao Parque, já que nas proximidades outros pontos de interesse justificam uma visita. Ao longo da linha de água que atravessa o Parque, 13 pequenos e rústicos moinhos de água inteiramente recuperados e a moer, recriam o ciclo de pão.

Junto à Igreja Paroquial encontra-se o Museu Rural onde, com uma forte componente etnográfica, se procura reconstituir artes, ofícios e modos de vida passados.

O museu foi reconstruído em pedra e madeira, preservando o aspecto inicial. No rés-do-chão encontram-se as peças com uma vertente etnográfica, estando o primeiro andar dedicado à exposição de arte sacra, com peças cedidas pela igreja e pelos habitantes da freguesia.

No exterior encontram-se utensílios da lavoura. O Museu pode ser visitado de segunda a sexta-feira das 14:30 às 17:00 e ao fim de semana mediante marcação.

A curta distância do Parque, em plena encosta da Serra da Arada, encontra-se ainda um dos mais importantes e imponentes povoados castrejos da região de Lafões: o Castro da Cárcoda, um povoamento fortificado com origem na idade do Bronze ocupado até ao período Romano.

O Castro da Cárcoda é circundado por uma dupla muralha e dois cursos de água, conferindo-lhe uma excelente capacidade de defesa dos seus habitantes.

No interior da muralha, a zona de habitação era disposta em pequenas plataformas onde se construíam as habitações, em pedra, com paredes de mais de 2 metros de altura. As casas, construídas pela sobreposição de pequenas pedras assentes em barro, eram construídas em forma circular, oval ou rectangular.

Segundo uma lenda, nas proximidades do castro existe a designada Mina do Bode, onde os mouros terão escondido alguns objectos em ouro. Reza a lenda que a zona está guardada por um monstro, em forma de bode, e que porta apenas se abrirá com rezas do livro de São Cipriano.

Depois do passeio, e porque o corpo carece de alimento, fica a sugestão do Restaurante S. Tiago, na aldeia de Carvalhais. Um restaurante típico com uma ementa variada e apelativa onde entram ingredientes de qualidade produzidos na região.

Por: João Lopes nº14 tº 8D

Localização

Este ponto está situado na localidade Carvalhais, na freguesia Carvalhais e Candal.

Coordenadas GPS: N 40 47.908' W 008 07.647'  (40.79847, -8.12745)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Castro de Cárcoda

Castro de Cárcoda - Visitar Portugal

(Distância: 869 m NE)
Situado na encosta da serra da Arada, tem uma área de 10 ha, sendo um dos mais importantes e imponentes castrejos da região de Lafões.

Museu Rural de Carvalhais

Museu Rural de Carvalhais - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
O Museu Rural de Carvalhais foi inaugurado em 2006. Compõe este museu uma exposição etnográfica e uma exposição de peças de arte sacra. Tem ainda uma secção de arqueologia, com peças do Castro da Cárcoda.

Igreja Matriz de Carvalhais

Igreja Matriz de Carvalhais - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
A Igreja Matriz de Carvalhais, dedicada a São Tiago, teve a sua construção iniciada em 1718, conforme a data que se pode ver na parede da sacristia, sendo inaugurada apenas em 1743.

Capela de Nossa Senhora da Guia

Capela de Nossa Senhora da Guia - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
A Capela de Nossa Senhora da Guia encontra-se no topo de um monte sobranceiro ao rio Vouga, conhecido como de Castro de Baiões, uma edificação do século XVII, mas em que a capela original tem atribuída a sua construção a meados dos séculos XII e XIII.

Casa do Paço

Casa do Paço - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
A Casa do Paço é uma habitação senhorial do século XIII.

Igreja de São João Batista

Igreja de São João Batista - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Há poucas informações sobre esta igreja e nem as Inquirições Paroquiais conseguem situá-la numa data fixa, sendo que a situação mais próxima é atribuída a D. Dinis que define uma cronologia da segunda metade do século XIII. Destaca-se a torre sineira, de três pisos e uma cobertura piramidal.

Igreja Matriz de Santa Eulália de Baiões

Igreja Matriz de Santa Eulália de Baiões - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Segundo as Inquirições Paroquiais, a Igreja Matriz de Santa Eulália de Baiões tem uma referência que remonta ao ano de 1258. Destaca-se a torre sineira de dois arcos de volta perfeita, com outros tantos sinos, situada nas traseiras da igreja, afastada desta por poucos metros.

Junta de Freguesia de Baiões

Junta de Freguesia de Baiões - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
De origem germânica com o nome de Baiões representado no seu topónimo, uma "Villa" que dá o nome a uma das mais influentes e poderosas famílias nobres fixadas em tempos idos neste território. O povoamento provém das épocas pré-históricas, comprovado num espólio bastante grande de vestígios arqueológicos.

Igreja Paroquial de Serrazes

Igreja Paroquial de Serrazes - Visitar Portugal

(Distância: 5 km S)
Nos séculos XII e XIII, um homem chamado Serrazis, veio dar o nome de Serrazes à Freguesia, mandou edificar na sua propriedade a “Basílica” dedicada a S. Salvador, que veio a ser igreja Paroquial.

Aqueduto Real do Mosteiro

Aqueduto Real do Mosteiro - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SW)
Situado perto do Mosteiro de S. Cristovão, temos o Aqueduto Real construído no século XVIII.

gif