Aldeia da Pena
Aldeia da Pena, setembro de 2022
A Aldeia da Pena situa-se na Serra de São Macário, uma aldeia como algumas outras de xisto, recuperadas no verdadeiro sentido do original, com as suas ruas estreitas, a percorrer as poucas casas existentes nesta aldeia, todas fabricadas em xisto.
Aldeia da Pena
Vista de longe
Aldeia da Pena
Vista de longe

A aldeia da Pena que se evidenciou com a concorrência das Sete Maravilhas de Portugal pela classe como o nome indica, a curiosidade tornou-se cada vez maior à medida que o tempo passava, na promessa de uma visita, visita esta que se realizou aquando à freguesia de Covas do Rio à qual a aldeia pertence.

Aldeia da Pena
Rua da aldeia
Aldeia da Pena
Rua da aldeia

A Aldeia da Pena situa-se na Serra de São Macário, e que se aninha neste vale, passando quase despercebido com a natureza virgem e com a passagem de uma ribeira de águas cristalinas, salientando-se somente pelos telhados de xistos.

De curva em contra curva, contornando obrigatoriamente os monte, numa descida de 600 metros de altitude, provoca por vezes uns calafrios de uma descida, não pelo estado razoável do pavimento que a fama provocou até à aldeia, mas sim pelo verdadeiro declive.

Aldeia da Pena

Chegado à aldeia, em que o carro fica a pouco mais de cem, talvez duzentos metros afastado, e fazendo o resto a pé, somos recebidos por um grupo de pequenos quadros de ardósia com vários escritos, em que segundo um deles, mostrado pela foto, Vale a pena ir à Pena, e que deixará saudades.

Uma aldeia como algumas outras de xisto, recuperadas no verdadeiro sentido do original, transformando-as num verdadeiro paraíso, com as suas ruas estreitas, a percorrer as poucas casas existentes nesta aldeia, todas fabricadas em xisto.

Aldeia da Pena
Capela da Aldeia
Aldeia da Pena
Capela da Aldeia

Um aldeia verdadeiramente fantasma com a falta dos seus residentes naturais, dada a pequena dimensão da aldeia, com pouco mais de uma dezena de casas que, na sua maioria estão transformadas em restaurantes e alojamento local.

Cada vez mais surgem as aldeias de xisto recuperadas, todas elas diferentes, todas elas com o seu toque existencial, mas todas elas com o seu encanto e esta não é diferente e, por isso, "Vale a pena ver a Pena".

Localização

Este ponto está situado na localidade Aldeia da Pena, na freguesia São Martinho das Moitas e Covas do Rio.

Coordenadas GPS: N 40 52.667' W 008 04.695'  (40.87778, -8.07825)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de São Macário

Capela de São Macário - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Situada a 1052 metros de altitude, no alto do monte de São Macário, integrada na serra da Arada, a ermida ou capela de São Macário faz parte do Santuário com o mesmo nome. Nas costas da Capela de São Macário ainda hoje existe a pequena ermida onde o Macário se alojava.

Capela de Santa Bárbara

Capela de Santa Bárbara - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A Capela de Santa Bárbara está situada cerca de 300 metros a norte de Covas do Monte, num local com uma vista espetacular sobre a serra em frente e os vales.

Fonte e Lavadouro de Covas do Rio

Fonte e Lavadouro de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Restaurado em 2009, serve o lavadouro comunitário como ponto de encontro da pequena aldeia, um local importante no ponto de vista da localidade. O painel ao centro, coberto de azulejos com motivos florais, divide o tanque numa zona da fonte e outra do lavadouro.

Igreja Matriz de Covas do Rio

Igreja Matriz de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Sem outras informações além do nome, de São Facundo, nesta igreja situada na zona sul da aldeia de Covas do Rio destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma pequena fresta e com a torre sineira de construção posterior.

Coreto de Covas do Rio

Coreto de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Situado perto da Junta de Freguesia e ao lado da Igreja Matriz, o coreto é o local preferido para alguns espetáculos de música ou teatro ou outros. Em planta octogonal, é constituído por uma base em pedra onde se erguem oito colunas em ferro que apoiam a cobertura em chapa.

Capela de Covas do Rio

Capela de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Situada no centro da aldeia, uma capela construída em granito de que não há qualquer referência ou informação, apenas o nome de Capela de Covas do Rio. Na fachada em empena truncada por uma sineira de arco de volta perfeita, a porta é ladeada por duas janelas quadradas.

Aldeia de Covas do Rio

Aldeia de Covas do Rio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Uma aldeia de xisto esquecida, contribuindo para isso a sua situação geográfica, no sopé e distribuída pela encosta da serra da Arada. A restauração está a ser possível na diversidade de um aglomerado de casas, na sua maioria de xisto e com telhados de lousa, com outras mais recentes e mais coloridas.

Vista da escola de Fujaco

Vista da escola de Fujaco - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
Vista deslumbrante da escola e da igreja local (Por: Marco Silva, Quinta do Conde)

Aldeia de Fujaco

Aldeia de Fujaco - Visitar Portugal

(Distância: 4 km S)
Fujaco, uma Aldeia Portuguesa nas encostas da Serra da Arada, toda ela de xisto e restaurada, está encaixada por entre o verde dando uma perspetiva de um verdadeiro postal. Ainda se mantém uma certa atividade na aldeia, em que se dedicam à agricultura de subsistência, à criação de animais como cordeiros e ovelhas.

Igreja Matriz de São Martinho das Moitas

Igreja Matriz de São Martinho das Moitas - Visitar Portugal

(Distância: 4 km E)
A paróquia era da pertença do concelho de Sul até este ser extinto no ano de 1855. A fachada principal, delimitada por pilastras nos cunhais, é composta pelo rasgo do portal principal em vão reto encimado por uma janela lobulada, sobrepondo-se a imagem do Santo.

gif