Situada no Largo da Igreja e ao lado da Junta de Freguesia, este templo religioso dedicado a São Pedro é, como a aldeia de Sapiãos, um património esquecido na história e no tempo.

Descrição

Igreja Matriz de Sapiãos - Igreja e recinto
Igreja e recinto
Igreja Matriz de Sapiãos - Lado norte
Lado norte
Igreja Matriz de Sapiãos - Lado sul
Lado sul

Não havendo qualquer referência do património que ajude numa visita à aldeia, só nos é referenciado o orago deste templo.

Desenvolvida longitudinalmente e de planta retangular, é formada por nave e capela-mor, sendo esta ligeiramente mais pequena que a nave.

À esquerda desta está adossa a sacristia e uma escadaria com guarda de ferro, com acesso possivelmente ao coro alto e à sineira. No lado oposto, a abertura de uma porta em verga reta dá acesso à nave.

Fachada Principal

Igreja Matriz de Sapiãos - Portal principal
Portal
principal
Igreja Matriz de Sapiãos
Portal
principal
Igreja Matriz de Sapiãos - Friso em relevo
Friso em relevo
Igreja Matriz de Sapiãos - Friso em relevo
Friso em relevo
Igreja Matriz de Sapiãos - Capitel
Capitel

Na fachada principal orientada a poente, desenvolve-se a principal maravilha do templo, com o seu portal em moldura reta ladeado por pilastras estreadas e capitéis vegetalistas estilizados e a rematar um frontão curvo com pináculos triangulares com esferas.

Ao centro deste um nicho sem imagem que provavelmente poderia ser de São Pedro. A encimar, uma pequena janela redonda para iluminação do interior.

Igreja Matriz de Sapiãos - Torre sineira
Torre sineira

A sineira de dois sinos em arcos de volta perfeita sobrepõe-se num muro com um arco, que dá acesso à fachada principal do templo.

Localização

Esta igreja está situada num largo no centro de Sapiãos.

Coordenadas GPS: N 41 42.556' W 007 38.376'  (41.70927, -7.63960)

Temas / Tags

Sapiãos, publicado em por