Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel
A Igreja Matriz dedicada ao Arcanjo São Miguel é referida em 1258, com as Inquirições Paroquiais, em que esta entra na lista das Igrejas Entre o Lima e o Minho. Desde 1977 a Igreja de São Miguel de Fontoura faz parte de Diocese de Viana do Castelo.

História

Igreja de São Miguel

Arcanjo São Miguel, única referência que a Igreja Paroquial de Fontoura possui, com um Orago que foi escolhido para proteção do templo e sua localidade.

Um verdadeiro ex-libris da hierarquia dos Anjos em que o nome de Miguel, de origem Hebraica, significa "à semelhança de Deus". Elemento muito forte que se sobrepõe a qualquer dado biográfico ou cronológico que falta ao templo.

A Igreja de São Miguel tem comprovação da sua existência, em 1258, com as Inquirições Paroquiais, em que esta entra na lista das Igrejas Entre o Lima e o Minho, como pertencentes ao Bispado de Tui.

Igreja de São Miguel

Em 1320, São Miguel de Fontoura, assim conhecida na época, constava no catálogo das igrejas ao pagamento de uma taxa ao então rei D. Dinis. Nos séculos XV e XVI dá-se o desmembramento do território de Fontoura, seguindo-se então as trocas de Comarcas. Estas últimas terminaram na Comarca de Valênça do Minho, segundo a aprovação de permuta do Papa Leão X.

Nos finais do século XVI em que, na situação canónica de benefícios, a Igreja de São Miguel de Fontura era de apresenação de leigos, mais tarde, e segundo Américo Costa, o direito de apresentação pertencia aos herdeiros de Gabriel Pereira de Castro. No século XIX a apresentação alternativa recai sobre Vieiras Teles de Lisboa e Barbosa Aboím de Barcelos.

É desde 1977 que a Igreja de São Miguel de Fontoura faz parte de Diocese de Viana do Castelo.

Descrição

Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel

De planta retangular, é formada por nave e capela-mor mais estreita e mais pequena. Adossada a esta, no lado direito, está a sacristia igualmente retangular.

A fachada principal com remate em frontão angular é delimitada por cunhais apilastrados que rematam com pináculos.

À direita e adossada a esta fachada, a torre sineira quadrada de três pisos separados por frisos. A cobertura é bolbosa.

Os rasgos da fachada são feitos pelo portal em arco abatido, com moldura e cimalha, encimado por um janelão também em arco abatido e cimalha.

Localização

Este ponto está situado na localidade Fontoura (Freguesia), na freguesia Fontoura.

Coordenadas GPS: N 41 57.371' W 008 38.089'  (41.95618, -8.63482)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela do Senhor dos Aflitos

Capela do Senhor dos Aflitos - Visitar Portugal

(Distância: 162 m E)
A existência desta capela deve-se ao facto da Freguesia de Fontoura se encontrar no caminho de Santiago de Compostela. O cruzeiro, com o mesmo nome de Senhor dos Aflitos, que se encontra nas traseiras desta, apresenta o cajado e a vieira, símbolos do peregrino de Santiago.

Junta de Freguesia de Fontoura

Junta de Freguesia de Fontoura - Visitar Portugal

(Distância: 197 m SE)
Uma freguesia basicamente rural que tem o seu topónimo com origem em lendas. Alguns nomes de lugares da freguesia de Fontoura remontam para uma antiguidade anterior à Nacionalidade, colocando-a num período de ocupação nos séculos IX e X

Capela de São Bento

Capela de São Bento - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
A edificação desta capela deve-se à Ordem Beneditina, e tem as suas primeiras informações nas Inquirições Paroquiais do ano de 1258. Destaca-se a fachada com remate em frontão triangular, truncada pela sineira e delimitada por pilastras nos cunhais, com remate de pináculos piramidais.

Igreja Matriz de São Julião

Igreja Matriz de São Julião - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
Esta igreja tem nas Inquirições Paroquiais as suas referências documentais em 1258. Esta igreja incluía-se na lista para pagamento de uma taxa, já o templo pertencia ao Arcediago de Cerveira. Entrou para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Torre da Silva

Torre da Silva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
Casa da Torre da Silva ou Casa Solar dos Silvas, foi fundada por D. Guterre Aldrete da Silva, de Galiza, que deu início à Família Silva. No século XVII foi construída a torre anexada à casa. Torre de arquitetura militar, com uma planta quadrangular de dois pisos, teve aproveitamento residencial.

Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva

Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
As Inquirições Paroquiais confirmam a existência de São Julião já no século XII, sendo a história da freguesia feita por duas famílias nobres, a Sola, natural da freguesia, e a Silva, galega mas unida à primeira por casamento.

Igreja Matriz de Santa Maria

Igreja Matriz de Santa Maria - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Igreja Paroquial de Silva, dedicada a Santa Maria, é uma construção do século XIII mas recebendo a denominação atual apenas no final do século XIX. Foi restaurada no século XVIII. Mostra uma torre sineira bem maior que o habitual e maior que a fachada da igreja.

Igreja Paroquial de Cerdal

Igreja Paroquial de Cerdal - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Na altura conhecida como Cerzal, a sua primeira referência documental surge nas Inquirições de 1258 em que constava na lista das igrejas Entre o Lima e o Minho, como pertencentes ao Bispado de Tui. Faz parte da Diocese de Viana do Castelo desde 1977.

Ponte Romana de Pedreira

Ponte Romana de Pedreira - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Ponte medieval de origem romana, atravessa a ribeira de Mira, formando um arco com tabuleiro em cavalete assente sobre um arco abatido.

Junta de Freguesia de Cerdal

Junta de Freguesia de Cerdal - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Situada na rota de Santiago de Compostela, é uma freguesia com ocupação muito antiga, desde o Paleolítico. A ponte romana serve de confirmação de que o Império Romano passou por estes lados, servindo esta estrutura para épocas posteriores até à atualidade e para os Caminhos de Santiago.

gif