O edifício dos Paços do Concelho é uma construção de 1439, que viria a sofrer uma campanha de obras em 1751 e outras reformas e reconstruções até chegar ao aspeto atual.

História

Câmara Municipal de Ponte de Lima
Câmara Municipal de Ponte de Lima
Câmara Municipal de Ponte de Lima

Considerando a cronologia histórica de Ponte de Lima, esta antiga Vila é identificada igualmente pelo edifício dos Paços do Concelho, também muito antigo.

Os únicos dados existentes indicam que é um edifício de 1439, que viria a sofrer uma campanha de obras em 1751. A remodelação efetuada permitiu um funcionamento a condizer com a época.

Desde então, o edifício continuou a sofrer reformas e reconstruções atingindo o atual aspeto e acabando com a feição primitiva.

Descrição

Na Praça da República, o edifício de dois pisos, de planta retangular, tem a fachada principal orientada para oeste. Todos os rasgos existentes são em moldura reta.

A fachada principal é apresentada por quatro janelas no piso inferior, sendo o superior formado por seis janelas. Ao centro, o portal de acesso ao interior é rematado por um frontão curvo. O acesso ao portal é feito por uma grande escadaria dupla.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 46.050' W 008 34.977'  (41.76750, -8.58295)

Temas / Tags

Ponte de Lima, publicado em por