Considerando a cronologia histórica de Ponte de Lima, esta antiga Vila é identificada igualmente pelo edifício dos Paços do Concelho, também muito antigo.
Os únicos dados existentes indicam que é um edifício de 1439, que viria a sofrer uma campanha de obras em 1751. A remodelação efetuada permitiu um funcionamento a condizer com a época.
Desde então, o edifício continuou a sofrer reformas e reconstruções atingindo o atual aspeto e acabando com a feição primitiva.
Na Praça da República, o edifício de dois pisos, de planta retangular, tem a fachada principal orientada para oeste. Todos os rasgos existentes são em moldura reta.
A fachada principal é apresentada por quatro janelas no piso inferior, sendo o superior formado por seis janelas. Ao centro, o portal de acesso ao interior é rematado por um frontão curvo. O acesso ao portal é feito por uma grande escadaria dupla.
Este ponto está situado na localidade Ponte de Lima, na freguesia Arca e Ponte de Lima.
(Distância: 29 m NW)
(Distância: 36 m NE)
Edifício situado em frente aos Paços do Concelho numa tipologia de casa-torre do século XVII, é constituído por duas partes respeitantes à torre e à ala habitacional.
(Distância: 39 m NE)
(Distância: 58 m S)
"Faço Vila este lugar de Ponte do Lima", assim foram estas as minhas palavras ao conceder o foral em 1125 à localidade.
(Distância: 92 m S)
(Distância: 121 m W)
A atual Igreja Matriz, dos meados do século XV, foi edificada sobre um outro templo que ali existiu, provavelmente dos séculos XII e XIII.
(Distância: 133 m NW)
Este largo que liga à ponte está simplesmente limitado aos peões, sendo apenas contornado por uma via para o trânsito automóvel.
(Distância: 137 m W)
A Biblioteca foi criada no início do século XX numa sala no Largo de Camões. Foi mudada para o edifício do século XVII do hospital da Misericórdia.
(Distância: 150 m N)
A Capela das Pereiras, originalmente Capela de Santa Rita de Cássia, foi erguida no século XVI junto à antiga muralha. É formada por nave e abside retangular, separadas por um arco de volta perfeita.
(Distância: 152 m W)
O conjunto edificado pertencente à Misericórdia, que estava encostado à muralha do burgo, foi dividido em duas partes no século XX com a abertura da Rua Cardeal Saraiva.