Dedicada a São João Batista, resta apenas o que as Inquirições indicam, sendo esta igreja de um período anterior. O templo é referido como abadia da apresentação dos Abreus, Senhores da Casa dos Regalados e do Paço de Coucieiro. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

História

Igreja Matriz de São João

Dedicada a São João Batista, sobre a Igreja Matriz de São João da Portela, Padroeiro não só do templo como da freguesia, resta apenas o que as Inquirições indicam, correspondendo esta Igreja Matriz de São João da Portela a um período anterior às Inquirições.

Estas têm as suas primeiras referências em 1258, quando surgiram as primeiras listas das Igrejas situadas no território Entre o Lima e o Minho, como pertencentes ao Bispado de Tui.

Igreja Matriz de São João

São João da Portela já figurava em 1320 no catálogo das igrejas que o rei D. Dinis mandou organizar para determinar a taxa a pagar por cada templo. Em 1513, com aprovação da permuta das Comarcas por parte do Papa Leão X, esta igreja passa em definitivo para a Comarca de Valença do Minho.

A Família Abreu teve a sua importância na região ao ponto de os benefícios canónicos de São João da Portela serem divididos pela metade com cura à apresentação de Leonel Abreu, sendo a outra metade, sem cura, ao Arcebispo e Igreja de Braga.

O templo é referido como abadia da apresentação dos Abreus, Senhores da Casa dos Regalados e do Paço de Coucieiro. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.

Descrição

Igreja Matriz de São João

Numa verdadeira representação de simplicidade, a Igreja de São João da Portela apresenta uma planta retangular formada por dois corpos de nave e capela-mor mais pequena e estreita.

A fachada principal é rematada em empena, com os rasgos do portal em verga abatida e encimada por uma janela retangular.

No lado direito e anexada ao templo, está a torre sineira quadrada com quatro aberturas em arco de volta perfeita, albergando um só sino na abertura frontal.

Localização

Este ponto está situado na localidade Pereiro, na freguesia Portela.

Coordenadas GPS: N 41 59.353' W 008 29.238'  (41.98922, -8.48730)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Portela

Junta de Freguesia de Portela - Visitar Portugal

(Distância: 693 m E)
Sem dados históricos concretos ou até mesmo vestígios da ocupação pré-histórica, deve a sua presença aos romanos nesta zona, com um dos símbolos na ponte que atravessa o rio Gadanha. Pertenceu ao julgado da Penha da Rainha, mantendo-se assim até 1520.

Ponte Romana

Ponte Romana - Visitar Portugal

(Distância: 845 m E)
Um vestígio romano deixado pela sua passagem por esta zona, atravessa o rio Gadanha, fazendo a ligação da cidade de Braga com Espanha. É uma ponte com um só arco de volta perfeita onde se apoia um tabuleiro reto com uma guarda em cada lado.

Capela da Senhora do Alívio

Capela da Senhora do Alívio - Visitar Portugal

(Distância: 971 m W)
A edificação desta capela ocorreu em 1658, anterior à Igreja Paroquial. Foi reformulada três anos mais tarde, com o aproveitamento das ruínas da Capela de S. Mamede. Destaca-se a sineira anexada à esquerda da fachada frontal.

Igreja Paroquial de São Miguel

Igreja Paroquial de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
A Igreja Paroquial de São Miguel tem a sua origem na época medieval, foi referenciada em 1258 nas Inquirições do monarca da altura, D. Afonso III, e em 1320, no reinado de D. Dinis, o templo já pertencia ao Arcediagado de Cerveira.

Coreto de Barroças

Coreto de Barroças - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Este coreto situa-se no pequeno e simpático largo rodeado de árvores em frente à Igreja Paroquial de São Miguel, um espaço possível da localidade, para animar as festas religiosas, ou outras, organizadas pela população.

Igreja Paroquial de Abedim

Igreja Paroquial de Abedim - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Igreja de Santa Maria, Paroquial de Abedim, é de um período anterior a 1258, por estar referenciada nas Inquirições de D. Afonso III. Entrando numa verdadeira ruína, no início do século XVIII, o padre de Abedim aproveitou as pedras das ruínas para a construção da sua igreja.

Junta de Freguesia de Abedim

Junta de Freguesia de Abedim - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Neste lugar, no tempo da formação do Reino, haveria um castelo denominado da Penha da Rainha. Em 1268, pelas mãos do rei D. Afonso III, foi concedido a São Martinho da Penha da Rainha o foral e em 1307 o rei D. Dinis cedeu ao Bispo de Tui em troca com os padroados das igrejas de Castro Laboreiro e de Monção.

Junta da União de Freguesias de Barroças e Taias

Junta da União de Freguesias de Barroças e Taias - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Estas antigas freguesias de Barroças e Taías, que foram independentes e pertenceram ao antigo termo da Penha e Rainha e ao Arcediagado de Cerveira, foram unidas no século XIX, não havendo história referente a estas duas antigas freguesias.

Igreja Paroquial de Santo André

Igreja Paroquial de Santo André - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Com uma origem medieval, esta igreja tem a sua primeira referência em 1320, no catálogo das Igrejas de Tui, em que se dava conta de Santo André de Taias. Após a união das duas freguesias no século XVIII, os locatários mantiveram as duas Igrejas Paroquiais.

Igreja Paroquial de São Veríssimo

Igreja Paroquial de São Veríssimo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Esta Igreja de São Veríssimo consta nas Inquirições de 1258 e nas de 1320, no tempo de D. Dinis. A porta principal é encimada por uma janela de moldura reta ladeada por dois nichos que albergam as imagens de São Veríssimo e Nossa Senhora do Rosário.

gif