Junta da União de Freguesias de Monção e Troviscoso
Junta da União de Freguesias de Monção e Troviscoso
A fundação de Monção remonta a 104 a.C., em que nesta época o território já era apetecido por várias civilizações como os gregos e suevos, celtas e romanos, tendo de cada um o seu nome próprio. Com origem em Cortes, foi transferida para o local atual.

História de Monção

A sorrir para Espanha e a banhar-se no rio Minho, a coqueluche do Alto Minho, Monção é palco de uma das mais maravilhosas paisagens e centro das lendárias Figuras Mitológicas e nas suas Heroínas Imortais.

Cenário de grandes feitos, tem a sua imagem nos seus locatários. A fundação é considerada antiquíssima remontando ao tempo de 104 a.C., em que nesta época o território já era apetecido por várias civilizações como os gregos e suevos, celtas e romanos, em que cada um deles denominavam ao seu bel prazer.

Monção, que tem na sua atual freguesia de Cortes a verdadeira origem, e que motivos de melhor organização populacional e defensiva foi então que a Monção Velha foi transferida para atual localização.

A antiguidade localizava-a para um período anterior ao da Nacionalidade, sendo que, em 1093, Monção já fazia parte do território nacional, vindo a ser refundada anos mais tarde, mais propriamente em 1260, pelo rei D. Afonso III, tendo-se tornado Couto em 1258 com as Inquirições. Entretanto tornou-se reitoria do Padroado Real, pelo Grão-Mestrado da Ordem de Cristo.

No decorrer da sua história manteve-se sempre na evidência de localidade do Alto Minho, tendo como referência o famoso Palácio da Brejoeira e a base do vinho verde.

História de Troviscoso

Antiga Junta de Freguesia de Troviscoso
Antiga Junta de
Freguesia

Troviscoso é uma das antigas freguesias que se privilegiam com a sua situação geográfica, em que tem como pano de fundo o rio Minho, na antiguidade e prosperidade da freguesia.

Esta é das principais razões em que um dos cinco elementos da vida na terra, com a importância da água, transformou o território de Troviscoso numa das mais antigas localidades, em que a presença humana se fez sentir, através de um dos lugares da Freguesia, como Cristelo, que alberga um primitivo castro.

No entanto o interessante topónimo de Troviscoso tem a sua origem no nome de trovisco, uma espécie de erva daninha e que era necessário troviscar, ou seja, retirar as ervas para permitir o cultivo de espécies agrícolas de valor.

Entretanto, a paridade com a Igreja Matriz em que realmente fazem a história, neste caso a freguesia torna-se beneficiária da Comenda da Ordem de Cristo, na personagem de Lopo Malheiro de Ponte de Lima. Deve-se o primeiro Padroeiro da Igreja, ou seja, o que apresentava o reitor, Vasco Marinho, que a deu ao rei D. Manuel para este fazer nela a Comenda a Lopo Malheiro.

Coordenadas GPS: N 42 04.095' W 008 27.676'

União das Freguesias

Com a reorganização de freguesias em 2013, Troviscoso juntou-se com Monção formando a Junta da União de Freguesias de Monção e Troviscoso, com sede em Monção.

Localização

Este ponto está situado na localidade Monção, na freguesia Monção e Troviscoso.

Coordenadas GPS: N 42 04.572' W 008 28.854'  (42.07620, -8.48090)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fonte da Vila

Fonte da Vila - Visitar Portugal

(Distância: 143 m NE)
Não há qualquer referência sobre esta fonte, que na sua devida altura teve o seu papel importante para a vila. É uma fonte de três bicas, em que na parte central tem o escudo.

Arquivo Municipal de Monção

Arquivo Municipal de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 184 m N)
O Arquivo Municipal está situado no centro e numa pequena praça da cidade. Este edifício sofreu ao longo dos tempos utilizações diversas e grandes transformações.

Igreja da Misericórdia de Monção

Igreja da Misericórdia de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 233 m N)
A primeira referência à Misericórdia de Monção consta de um alvará de 1576 em que D. Sebastião autorizava que lhe fosse anexada a ordem e gafaria de S. Gião.

Câmara Municipal de Monção

Câmara Municipal de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 253 m N)
A única referência que fazem deste edifício é de que está situado no Largo de Camões. Possivelmente, pela opulência, é possível que pertencesse a uma família abastada da vila.

Casa do Curro

Casa do Curro - Visitar Portugal

(Distância: 278 m N)
O nome desta casa solarenga urbana, cuja construção remonta ao século XVII, deve-se a esta estar situada no terreiro de curro, atual Deu-la-Deu, nome da praça central da cidade.

Praça Deu-la-Deu

Praça Deu-la-Deu - Visitar Portugal

(Distância: 289 m N)
Deu-la-Deu Martins é a Heroína lendária de Monção, tendo-lhe sido atribuído o feito de ter enganado os Castelhanos na época das Guerras Fernandinas.

Igreja Matriz de Monção

Igreja Matriz de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 309 m N)
A Igreja Matriz, fundada no reinado de D. Dinis, no século XIII, numa arquitetura com várias influências como a gótica, manuelina, maneirista e barroca, tem no seu pórtico o estilo românico.

Igreja de Santo António dos Capuchos

Igreja de Santo António dos Capuchos - Visitar Portugal

(Distância: 321 m NE)
A Igreja de Santo António dos Capuchos é uma segunda parte que completa o Convento, ambos os edifícios do século XVII, pertencentes à arquitetura maneirista.

Muralhas de Monção

Muralhas de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 455 m NW)
Das muralhas medievais de Monção, construídas no tempo de D. Dinis (1305 a 1308), resta apenas um trecho junto ao passeio dos Néris.

Termas de Monção

Termas de Monção - Visitar Portugal

(Distância: 563 m NE)
Situadas no Parque das Caldas, as Termas de Monção estendem-se por uma área de 4870 m2 e representam o ex-libris da vila, estando localizadas junto do rio Minho e num excelente espaço verde.

gif