Lapa de Santa Margarida
A Gruta, Cave ou Lapa de Santa Margarida é uma gruta natural na base da Serra da Arrábida, onde foi erguido um pequeno altar dedicado a Santa Margarida.

Há uma gruta natural na base da Serra da Arrábida onde foi erguido um pequeno altar. É a Gruta, Cave ou Lapa de Santa Margarida que se situa próximo do Portinho da Arrábida e a que se tem acesso por um caminho estreito com mais de 200 degraus que desce a encosta até ao nível do mar.

Descrição

Escadaria de acesso
Escadaria de acesso

Para se chegar à gruta terá que percorrer o caminho que inicia no ponto N 38° 28.234' W 008° 59.272'. São mais de 200 degraus bastante estreitos e difíceis de percorrer, que descem uma altitude total de cerca de 50 metros. É preciso recordarmo-nos que depois, para o regresso, será necessário subi-los todos outra vez.

Gruta
Gruta
Gruta
Gruta

Ao chegar à base da escadaria deverá entrar na gruta e encontrará a capela um pouco à frente. Encontra ainda passagens para o mar e alguns fósseis.

Informações sobre os fósseis: Arqueologia da Arrábida

Capela de Santa Margarida
Capela de Santa Margarida
Capela de Santa Margarida
(Fotos inseridas com a devida autorização de bmps2003)

Sendo um altar cristão é frequente verem-se ali imagens não só cristãs mas também outras que nada têm a ver com o cristianismo, incluindo de feitiçaria e bruxaria.

A imagem de Santa Margarida esteve inicialmente nesta capela, e daí o seu nome. Esta imagem era acompanhada por outras duas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e a Santo António mas, devido ao vandalismo e ao roubo das imagens, a de Santa Margarida está agora guardada no Convento dos Capuchos enquanto das restantes não se sabe do paradeiro.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Azeitão
ou neste concelho Setúbal
Outras localidades deste concelho Setúbal

Localização

A gruta e a capela estão situadas pouco acima do nível do mar, a cerca de 600 metros a sul da praia do Portinho da Arrábida.

Coordenadas GPS: N 38 28.197' W 008 59.202'  (38.46995, -8.98670)

Temas / Tags

Azeitão, publicado em por