Há uma gruta natural na base da Serra da Arrábida onde foi erguido um pequeno altar. É a Gruta, Cave ou Lapa de Santa Margarida que se situa próximo do Portinho da Arrábida e a que se tem acesso por um caminho estreito com mais de 200 degraus que desce a encosta até ao nível do mar.

Descrição

Escadaria de acesso
Escadaria de acesso

Para se chegar à gruta terá que percorrer o caminho que inicia no ponto N 38° 28.234' W 008° 59.272'. São mais de 200 degraus bastante estreitos e difíceis de percorrer, que descem uma altitude total de cerca de 50 metros. É preciso recordarmo-nos que depois, para o regresso, será necessário subi-los todos outra vez.

Gruta
Gruta
Gruta
Gruta

Ao chegar à base da escadaria deverá entrar na gruta e encontrará a capela um pouco à frente. Encontra ainda passagens para o mar e alguns fósseis.

Informações sobre os fósseis: Arqueologia da Arrábida

Capela de Santa Margarida
Capela de Santa Margarida
Capela de Santa Margarida
(Fotos inseridas com a devida autorização de bmps2003)

Sendo um altar cristão é frequente verem-se ali imagens não só cristãs mas também outras que nada têm a ver com o cristianismo, incluindo de feitiçaria e bruxaria.

A imagem de Santa Margarida esteve inicialmente nesta capela, e daí o seu nome. Esta imagem era acompanhada por outras duas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e a Santo António mas, devido ao vandalismo e ao roubo das imagens, a de Santa Margarida está agora guardada no Convento dos Capuchos enquanto das restantes não se sabe do paradeiro.

Localização

A gruta e a capela estão situadas pouco acima do nível do mar, a cerca de 600 metros a sul da praia do Portinho da Arrábida.

Coordenadas GPS: N 38 28.197' W 008 59.202'  (38.46995, -8.98670)

Temas / Tags

Azeitão, publicado em por