Convento de São Francisco
Convento de
São Francisco

Edifício maneirista do século XVII, foi fundado pelos Frades Franciscanos. Veio substituir a Capela de Nossa Senhora dos Anjos que acolheu a comunidade de então da extinta Santa Cita. Templo edificado em torno de dois claustros, desenvolve-se numa planta longitudinal de uma só nave, capela-mor, capelas laterais e as dependências conventuais.

A fachada apresenta-se delimitada por cunhais de pilastras de três panos, com o central de três pisos. Possui uma torre sineira adossada ao lado direito do templo.

No primeiro piso é rasgado pelo portal central em moldura reta encimado por um frontão triangular rematado por dois pináculos laterais e uma cruz ao centro. Este está ladeado por duas janelas de verga reta. No segundo piso é rasgado por três janelas de verga reta e está encimado, junto ao friso que separa o frontão, por um óculo de tímpano. O friso divide o segundo piso do frontão contracurvado com dois pináculos laterais. Possui também um óculo em tímpano, orientado na perpendicular do outro semelhante.

Coordenadas GPS: N 39 36.015' W 008 24.852'  (39.60025, -8.41420)

Temas / Tags

Tomar, publicado em por