Está situado na rua com o mesmo nome, que ligava o Porto a Penafiel, e está denominado como Cruzeiro de Valongo. Ergue-se sobre um estrado retangular e em granito, com uma base a integrar uma imagem do Santo António.
Cruzeiro do Padrão

Está situado na rua com o mesmo nome, que ligava o Porto a Penafiel, e, segundo a D.G.P.C., está denominado como Cruzeiro de Valongo.

Entra nas estatísticas dos muitos cruzeiros existentes em localidades mais pequenas, em que estas basicamente se apoiavam no cariz religioso, permitindo assim a existência de cruzeiros em encruzilhadas e nos inícios das ruas.

Cruzeiro do Padrão
Cruzeiro do Padrão

Como já foi dito no Padrão do Escoural, Valongo entrou nestas estatísticas, acabando por sofrer a remoção de alguns destes, no plano de que impediam o desenvolvimento da localidade. Na verdade o Cruzeiro do Padrão é dos poucos que sobreviveram a essa campanha, devendo-se tal facto à raridade oitocentista que demonstra.

Descrição

Cruzeiro do Padrão
Base e coluna
Cruzeiro do Padrão
Remate

Ergue-se sobre um estrado retangular e em granito, com uma base a integrar uma imagem do Santo António, com uma referência ao Sacramento da Eucaristia, seguido de um fuste com coluna clássica e lisa. Esta está sobrepujada de um capitel coríntio, em que sobre o ábaco surge uma esfera lisa que assenta num pedestal envolto em volutas, rematando com uma cruz latina com os braços de secção quadrada, em trevo, e na qual está a elegante figura de Cristo sob o desenho do Barroco.

Classificação

Desde 1910, este Cruzeiro está classificado como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.306' W 008 29.631'  (41.18843, -8.49385)

Temas / Tags

Valongo, publicado em por