Capela do Senhor do Calvário
Na substituição de uma outra que existiu no lugar da Valga, no monte do Calvário, a atual tomou o nome de Senhor do Calvário. Este templo surgiu de uma promessa no ano de 1813, se Valongo não sofresse uma terceira invasão dos franceses.
Capela do Senhor do Calvário
Capela do Senhor do Calvário
Capela do Senhor do Calvário

Na substituição de uma outra que existiu no lugar da Valga, no monte do Calvário, a atual tomou o nome de Senhor do Calvário ou Senhor da Restauração. Este templo surgiu de uma promessa no ano de 1813, por ordem de José Monteiro da Maia, se Valongo não sofresse uma terceira invasão por parte dos franceses.

Em 1871 a Capela sofreu uma campanha de obras de restauração e ampliação com apoio de todos os Valonguenses residentes no Brasil.

Descrição

Desenvolvida longitudinalmente, com a fachada principal orientada para sul, possuiu uma planta retangular formada por uma única nave. A cobertura é de duas águas, com uma cruz no vértice e pináculos nos extremos. A fachada principal possuiu dois rasgos, com o principal a pertencer ao do portão principal, de moldura reta e encimado por uma janela retangular.

No seu interior contém três imagens do século XVIII, que representam Cristo Crucificado, São Roque e São Francisco.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Valongo
ou neste concelho Valongo
Outras localidades deste concelho Valongo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.656' W 008 30.017'  (41.19427, -8.50028)
Valongo, publicado em por