Esta capela, cujo nome primitivo era Nossa Senhora dos Remédios, foi restaurada em 1623. Estando no caminho de Santiago de Compostela, serve para descanso dos peregrinos.

Descrição

Capela de São Lázaro
Capela de São Lázaro

Pertencente ao conjunto ponte/capela/parque de São Lázaro, esta capela teve como seu nome primitivo Nossa Senhora dos Remédios. O nome de São Lázaro pertencia a uma outra capela na outra margem do rio Leça.

Esta capela de São Lázaro acabaria por estar integrada num hospital de leprosos, sendo então o nome transferido para a atual. Esta acolhe as invocações de Nossa Senhora dos Remédios, de São Lázaro e de São Gonçalo.

Esta pequena estrutura religiosa acabaria por sofrer uma campanha de restauro em 1623. A sua estrutura com o alpendre está associada aos templos religiosos edificadas no caminho de Santiago de Compostela, podendo os devotos descansar das suas caminhadas. Em 1963 sofreu outra campanha de obras de restauração.

Mesmo identificando-se como uma capela da época moderna, é no entanto um edifício medieval, uma vez que permanece com dois elementos bastantes fortes dessa época com a composição de nave única sem capela-mor individualizada e de um alpendre suportado por oito colunas. Estas têm o suporte de um murete a toda a volta, simplesmente interrompido à frente. O portal é em arco de volta perfeita.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 14.404' W 008 31.327'  (41.24007, -8.52212)

Temas / Tags

Alfena, publicado em por