As Origens

Existem na região do Porto sinais de civilização asturiana, de 3 a 4 mil anos a.C. As fundações do que se tornaria o burgo do Porto foram estabelecidas pela “cividade” antes da chegada dos romanos.

A povoação do Porto surgiu num pequeno largo, rodeado por uma estreita cerca de muralhas, à volta da Sé. Esta pequena povoação foi doada por D. Teresa ao bispo D. Hugo, em 1120. Mas depressa estes muros foram transpostos e a povoação começou a crescer.

Os romanos tinham criado a povoação de “Cale” ao longo de uma estrada estratégica, na margem esquerda do rio.

As duas cidades irmãs, Portus e Cale, juntaram-se e deram o nome a todo o país: Portucale, Portugal.

A Idade Média

Só no decorrer da Idade Média o Porto se desenvolveu e se tornou numa localidade importante.

D. Henrique, o Navegador, armou aí a frota que tomou Ceuta aos Árabes em 1415.

O Século XVIII

Quando, em 1703, foi estabelecido o tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra, formou-se logo uma troca entre produtos portugueses e ingleses.

Os tecidos ingleses são privilegiados em Portuigal, e os vinhos do Porto são divulgados em Inglaterra.

Daí o grande crescimento que se verificou imediatamente na região do Porto e principalmente em toda a região dos vinhos do Porto.

Os "Tripeiros"

No final do séc. XIV, os habitantes do Porto sacrificaram toda a carne disponível para abastecer a expedição gloriosa para Ceuta, só ficando com as tripas.

Receberam então o apelido de “tripeiros” e fizeram suculentas receitas que ainda hoje constituem as delícias do Porto e dos visitantes de todo o mundo.

Este ponto está situado na localidade Porto

,

gif