Como instituição máxima do Concelho de Paredes, a Câmara Municipal, localizada na praça José Guilherme, é um edifício da primeira metade do século XX. A sua construção terminou em 1942 e posteriormente sofreu uma campanha de obras e uma ampliação. Este edifício surgiu perante um aumento populacional e com isso as crescentes necessidades de espaço.
Esta instituição representa na verdade um historial que testemunha a presença do homem no atual território do Concelho há mais de 5000 anos, remontando à Pré-história. Continuou com os Romanos, até que usufruiu do direito de ascender a Concelho em prejuízo do julgado de Aguiar de Sousa.
Este Concelho rapidamente se vê numa progressão política económica e cultural, através dos seus quatro mosteiros e a formação de coutos, a delimitação de honras, permitindo inúmeros privilégios que se lhe associam. Todo este crescente desenvolvimento leva a que a Rainha D.Maria conceda a Paredes a elevação à categoria de Vila.
Atualmente o Concelho de Paredes é formado por 18 freguesias, gozando o privilégio de se situar na região do Vale de Sousa.