Inserir um artigo

Em primerio lugar deverá ter uma conta de acesso ao site Visitar Portugal e entrar com essa conta e o respetivo código de acesso.

Do menu "Distritos e Regiões Autónomas" seleccione o grupo do distrito que pretende. Por exemplo, para inserir um artigo na localidade Zambujeira do Mar, que pertence ao concelho de Odemira, distrito de Beja, selecione o grupo de distritos "Aveiro-Bragança" e dentro desse grupo o distrito de Beja.

Depois de estar aberto o distrito de Beja, escolha o concelho de Odemira e, na lista em baixo, o grupo "Lugares e freguesias de Vale de Alhos a Zambujeira do Mar" e dentro desse a localidade pretendida, Zambujeira do Mar.

InsertNewArticle

Em todas as páginas em que existe a possibilidade de inserção de artigos existe um botão que deverá premir para entrar no formulário de inserção.

Ao premir este botão irá entrar no formulário pretendido.

Deverá preencher o campo respetivo com um título para o seu artigo. Esse título deverá ser explícito e não genérico. Por exemplo, 

"Ruínas romanas" ou "Monumento aos Combatentes" ou "Igreja Matriz de S. Rafael" são títulos explícitos.

"Monumento" ou "Igreja" são títulos genéricos e que devem ser evitados.

O campo "Alternativo" pode ser deixado em branco, porque será preenchido automaticamente pelo sistema.

Escreva depois o seu texto no campo da descrição formatando-o à sua vontade com auxílio das ferramentas da barra acima desse campo.

Em primerio lugar deverá transferir a imagem para o seu próprio arquivo dentro do site Visitar Portugal. Depois de transferida poderá utilizar a imagem para a inserir no texto.

Prima o botão para inserir ou alterar imagens.

InsertImage

Vai entrar num quadro que mostra o arquivo de imagens associado à sua conta. Se ainda não inseriu qualquer imagem este quadro está vazio.

Em primeiro lugar deverá criar uma ou várias pastas para organizar as suas imagens. Uma sugestão é criar uma pasta por concelho e dentro dela as pastas das localidades. 

Por exemplo, aqui tem a pasta correspondente ao concelho de Odemira do distrito de Beja. Para criar uma pasta deverá premir o botão respetivo.

pasta

Dentro da pasta do concelho pode então criar a pasta correspondente à localidade à qual sugerimos que dê como nome o próprio nome da localidade. 

Terminado este processo obterá um arquivo de pastas organizado por distrito-concelho e por localidade onde irá inserir as imagens para utilizar nos seus textos. 

Esta organização de pastas não é obrigatória e é apenas uma sugestão. Pode escolher a organização que prefere. 

Após a criação das pastas deverá então proceder à transferências das suas imagens para dentro da pasta correspondente.

Entre na pasta pretendida, o que pode confirmar vendo o que está por cima dessa janela, e prima o botão "Upload".

uploadupload2

No quadro a seguir prima o botão "Browse" e seleccione, no seu computador, as imagens a transferir. Só pode transferir imagens para uma pasta de cada vez, mas pode transferir todas as imagens ao mesmo tempo para essa pasta. Depois de seleccionadas as imagens prima o botão "Upload".

 

Depois da imagem (ou imagens) estar na pasta pode então selecionar a imagem que pretende e definir as suas características para a inserir no texto.

Em primeiro lugar deve marcar no texto o lugar onde pretende pôr a imagem. Depois entra neste quadro das imagens, seleciona a que pretende e define as suas características:

caracteristicas

URL - Especifica a pasta onde a imagem está guardada e o nome da imagem.

Alternate Text - Pode escrever um nome abreviado, ou deixar em branco.

Dimensions - Define o tamanho da imagem no texto. Sugerimos que escreva "160" na primeira e deixe a segunda automática.

Alignment - Define o alinhamento entre a imagem e o texto. Se escolher "Not Set" a imagem fica numa linha com o texto acima e abaixo. Se escolher "Left" a imagem fica alinhada à esquerda com o texto à direita e abaixo. Veja em "Preview" as diversas possibilidades.

Margin - Define a margem entre a imagem e o texto. Sugere-se o valor de 5 (equivalente a 5px).

Border - Pode escolher entre os tipos de borda disponíveis. Sugerimos nenhum ou o "ridge" com a espessura (width) de 3 e a cor cinza (#bbbbbb).

Pode ver em "Preview" o aspeto que a imagem vai ter.

insert

Finalmente, confirme premindo o botão "Insert".

Após a imagem estar inserida no texto pode voltar às características da imagem e alterar o que quiser bem como arrastá-la para outro ponto do texto.

 

Por este processo pode inserir quantas imagens desejar em qualquer ponto do texto.

Depois do artigo estar escrito e com as imagens poderá de imediato guardá-lo ou então definir alguns parâmetros adicionais.

opartigo

- Categoria - Defina a localidade onde será inserido. Pode deixar onde está ou alterar, se necessário.

- Pseudónimo - Pode indicar aqui como autor outro nome que não o seu.

- Estado:
- - Publicado - O artigo é publicado imediatamente.
- - Não publicado - O artigo está criado mas fica a aguardar que esta opção seja alterada para que seja publicado.
- - Arquivado - O artigo é arquivado continuando disponível em seu nome para poder ser utilizado de novo, no futuro.
- - Na reciclagem - O artigo fica cancelado e será retirado da reciclagem em pouco tempo desaparecendo em definitivo.

- Destaque - Deixe ativa a opção "Não".

- Iniciar / Terminar publicação - Pode definir duas datas como limite para a publicação e só estará visível no site entre essas datas.

 

Após a definição destes parâmetros confirme premindo o botão "Guardar".

Na página da localidade encontra todos os artigos que lá existem publicados.

artigos

Neste exemplo pode ver como são apresentados os artigos, sendo o primeiro de outro autor e o terceiro em estado não publicado. Premindo o botão à direita de cada artigo pode fazer quaisquer alterações que entenda nesse artigo.