

A Igreja de Nossa Senhora das Virtudes, Igreja Paroquial de Ventosa, tendo sido bastante destruída pelo terramoto de 1755 foi depois restaurada conforme a lápide que se encontra na parede exterior da torre sineira "EDIFICADA POR SUBSCRIÇÃO PAROQUIAL E MAIS DONATIVOS - 1899".

Conforme uma descrição do pároco de 1758, o altar-mor mostrava uma imagem de Nossa Senhora das Virtudes criada pelos artífices da região.
Neste também existia, segundo o mesmo relato, uma imagem de Cristo Crucificado, além de mais quatro imagens, em quatro altares laterais, de S. Pedro, S. Sebastião, Santo Antão e Nossa Senhora do Rosário.


Atualmente, estando num avançado estado de ruína, apenas restam as paredes laterais, a parede frontal, a capela mor e a torre sineira, bem como o muro, que é comum ao cemitério.
Ainda resiste a Pia Baptismal de formato oitavado com arestas lisas que, juntamente com lajes tumulares com inscrições, uma delas brasonada, e azulejos enxaquetados, faz-nos entender a riqueza que em tempos teve esta igreja.
Descrição

Sendo a igreja de dimensão pequena, no exterior podemos ver a fachada simples sem elementos decorativos com uma porta gradeada antecedida por um pátio intramuros com uma porta que dá acesso ao cemitério.
A entrada para este pátio faz-se por uma porta simples gradeada inserida numa parede e sobreposta por uma janela também gradeada. Esta janela interrompe um frontão trabalhado que termina numa cruz ladeada por pináculos.
Ao lado direito desta entrada podemos ver a torre sineira quadrangular terminada por uma pirâmide quadrangular com pináculos quadrados nos cantos.
No recinto da igreja está um pequeno cruzeiro sobre três degraus quadrados e sem mais elementos decorativos.
(Fotos assinadas por Pedro Amorim foram inseridas com a devida autorização do autor)