Rossio
Largo do Rossio

Aqui está um nome que caiu em desuso no vocabulário português à medida que o tempo avança, sendo completamente estranho às atuais gerações, tão pouco o significado da palavra.

Um nome medieval que poucas localidades de Portugal afirmam em manter, como é o caso de Porto de Mós. Na época medieval o Rossio era referido a um largo com dimensões razoáveis e aberto, que poderiam estabelecer-se no interior ou exterior das muralhas, no caso destas existirem. Este largo possibilitava todas as manifestações comerciais, sociais ou culturais, transformando-se num espaço de aglomerados de pessoas.

Com o passar dos anos este espaço largo e aberto sofreu com a transformação evolutiva das épocas, caindo no esquecimento o verdadeiro sentido da palavra, sem contudo se perder o objetivo dos aglomerados das pessoas das localidades. Porto de Mós é o exemplo dessa persistência na manutenção da palavra, talvez a condizer com o seu passado histórico.

Por isso, o dito Rossio da Vila, que geralmente se situa na parte histórica e, neste caso, seria na freguesia de São João Batista, está situado na freguesia de São Pedro. Atualmente com uma rotunda, foi e é o cenário de aglomeração de pessoas como também mostra um património que se conjuga com os espaços verdes.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 35.979' W 008 49.188'  (39.59965, -8.81980)
Porto de Mós, publicado em por