No centro da Vila do Juncal, a Capela de Nossa Senhora de Fátima é a maior evidência do conjunto da casa solarenga/capela.

Casa Solarenga
Casa Solarenga
Casa Solarenga

Da interessante casa vistosa considerada como uma casa apalaçada, está adossada a esta a dita capela. A capela particular pertencente ao Senhor Joaquim Caetano, que se adossa à sua residência, teve a sua edificação na segunda metade do século XX, em virtude da devoção e respetivo cumprimento da parte do dono da casa.

Descrição

Casa Solarenga

A devoção pela Senhora foi tão grande que teve o início da sua edificação no dia de todas as peregrinações que se realizam todos os anos, no dia 13 de maio de 1940. Comemorou assim o aparecimento da Nossa Senhora aos pastorinhos. A inauguração realizou-se dois anos depois.

Com a fachada orientada a norte, esta está delimitada por pilastras nos cunhais rematadas por pináculos e por um frontão contracurvo, no qual ao centro se ergue a cruz.

O portal em verga reta está ladeada por duas colunas torcidas de cada lado, encimado por duas bases coríntias que seguram duas aletas. É encimado por um janelão para iluminação da nave.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 35.959' W 008 53.878'  (39.59932, -8.89797)

Temas / Tags

Juncal, publicado em por