Casa Solarenga e Capela de Nossa Senhora de Fátima
No centro da Vila do Juncal, a Capela de Nossa Senhora de Fátima é a maior evidência do conjunto da casa solarenga/capela.
Casa Solarenga
Casa Solarenga
Casa Solarenga

Da interessante casa vistosa considerada como uma casa apalaçada, está adossada a esta a dita capela. A capela particular pertencente ao Senhor Joaquim Caetano, que se adossa à sua residência, teve a sua edificação na segunda metade do século XX, em virtude da devoção e respetivo cumprimento da parte do dono da casa.

Descrição

Casa Solarenga

A devoção pela Senhora foi tão grande que teve o início da sua edificação no dia de todas as peregrinações que se realizam todos os anos, no dia 13 de maio de 1940. Comemorou assim o aparecimento da Nossa Senhora aos pastorinhos. A inauguração realizou-se dois anos depois.

Com a fachada orientada a norte, esta está delimitada por pilastras nos cunhais rematadas por pináculos e por um frontão contracurvo, no qual ao centro se ergue a cruz.

O portal em verga reta está ladeada por duas colunas torcidas de cada lado, encimado por duas bases coríntias que seguram duas aletas. É encimado por um janelão para iluminação da nave.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Juncal
ou neste concelho Porto de Mós
Outras localidades deste concelho Porto de Mós

Localização

Coordenadas GPS: N 39 35.959' W 008 53.878'  (39.59932, -8.89797)

Temas / Tags

Juncal, publicado em por