A localidade de Pederneira é muito antiga, do período anterior ao ano de 1514, ao ponto de já ter o estatuto de Concelho e neste mesmo ano o rei D. Manuel atribuiu um novo foral.

História

Antiga Casa da Câmara

Por vezes a história faz das suas e, a exemplo, está a Pederneira que perdeu o seu lugar na história para a vila de Nazaré.

Entretanto esta antiguidade foi perdendo a respetiva importância devido ao progressivo assoreamento da lagoa da Pederneira. Nos séculos XVII e XVIII, o desenvolvimento de um novo assentamento junto ao porto provocou o aparecimento de uma nova localidade chamada atualmente de Nazaré.

No tempo do poder de Pederneira enquanto Concelho, na Antiga Casa da Câmara funcionavam os Paços do Concelho até 1836, ano em que foi integrado no de Alcobaça, passando finalmente em 1912 a pertencer à Nazaré, então criado como Concelho. Desde então este edifício foi palco de açougue, cadeia, tribunal e finalmente uma escola primária.

Descrição

É uma construção de planta retangular de dois pisos e uma cobertura com telhado de quatro águas.

A fachada é uniforme, em que se destaca ao centro e encimando o portal principal em verga reta, o brasão real onde persiste o escudo, tendo sido picado a coroa, e uma torre quadrangular com relógio e sino. Os restantes rasgos apresentam-se em verga reta.

Este edifício apresenta um exemplar de arquitectura civil com uma fachada rectilínea decorada com elementos seiscentistas.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 35.862' W 009 03.855'  (39.59770, -9.06425)

Temas / Tags

Nazaré, publicado em por