Aldeia da Pia de Urso

A Pia de Urso, que se localiza no planalto de São Mamede e pertence a esta freguesia, está situada a meia distância entre Fátima e Minde, a quinze/vinte minutos de ambos os lados. É uma aldeia pertencente ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e, como tal, foi reconstruída com materiais da zona como a pedra.

O interessante nome da aldeia tem origem precisamente na altura em que a Península Ibérica era povoada por ursos que aqui vinham beber em pias que a Mãe Natureza provocou nas rochas, ainda hoje visíveis.

Aldeia da Pia de Urso
Aldeia da Pia de Urso
Aldeia da Pia de Urso

Temos na Pia de Urso a percepção de uma aldeia pequena, com três ou quatro ruas desfiladas com as suas casas, em todo o seu perímetro restauradas. Uma das ruas dá entrada para o pequeno ecoparque sensorial, adaptado para invisuais, e com todo o seu percurso apropriado para crianças. Contudo, não foi adaptado para aqueles que têm dificuldades de movimentação.

Uma aldeia simpática, que tem tudo para receber o visitante, estrangeiro ou nacional, inclusivamente sítio para dormir. É o que tem para oferecer, e um local aconselhável para perder umas horitas a visitar.

Coordenadas GPS: N 39 35.833' W 008 42.973'  (39.59722, -8.71622)

Pia de Urso, publicado em por