Os 20 pontos de interesse mais próximos do selecionado
(0 m NE) Arcas Tumulares (Cete, Paredes)
Estas seis arcas tumulares, fora do Mosteiro de Cete, estão compreendidas entre os séculos XII e XV, marcando por isso o final do românico.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(9 m NE) Mosteiro de São Pedro de Cete (Cete, Paredes)
Com outras designações como Igreja de São Pedro de Cete, Igreja Paroquial do Mosteiro de Cete e Mosteiro de Cete, é mais um belo e magnífico exemplar românico, sendo considerado um dos mais antigos de Portugal.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(1 km NW) Capela da Senhora da Piedade da Quintã (Baltar, Paredes)
A Capela da Senhora da Piedade, antigamente uma ermida sob o nome de Virgem da Piedade, situa-se próximo da localidade de Quintã, freguesia de Baltar.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(2 km E) Ermida de Nossa Senhora do Vale (Cete, Paredes)
Esta capela foi erguida num local ermo no XV ou XVI, no românico de resistência, vendo-se no exterior os contrafortes dos ângulos da cabeceira, típico dessa época.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(2 km SE) Cruzeiro de Paço de Sousa (Paço de Sousa, Penafiel)
Este cruzeiro está situado num pequeno largo, não muito longe do Mosteiro. Eleva-se sobre um pedestal quadrangular de cinco degraus.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(2 km SE) Ponte Romana do Vau (Paço de Sousa, Penafiel)
Uma pequena ponte romana de um só arco de volta perfeita, atravessa o que em tempos era um rio e que agora não passa de um riacho.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(2 km SE) Mosteiro de Paço de Sousa (Paço de Sousa, Penafiel)
Sendo a Igreja do Mosteiro também a Matriz de Paço de Sousa, é conhecida como Igreja do Salvador. Está incluído na Rota do Românico.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(3 km E) Memorial da Ermida (Irivo, Penafiel)
O Memorial da Ermida estava situado junto da estrada medieval que ligava Porto a Paço de Sousa, e devido às novas vias teve que ser transladado para o atual lugar.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km W) Igreja Matriz de Vandoma (Vandoma, Paredes)
Na sua simplicidade de traça neoclássica, este é um dos muitos templos que apresenta uma interessante e pequena história de aldeia, com pouco relevância, mas que se deve ter em conta para uma visita descontraída e de passagem se for o caso.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km N) Aqueduto de Cimo da Vila (Vila Cova de Carros, Paredes)
Este aqueduto, do século XIX, é formado por caleiras escavadas, que assentam em pilares verticais, fazendo transportar a água de um ponto inicial determinado como minas até um ponto final, à semelhança de tanques.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km E) Torre de Durigo ou Coreixas (Irivo, Penafiel)
Esta torre foi residência senhorial, fundada no século XIII. É atribuída ao século XV, mas possivelmente devido a obras de remodelação.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Biblioteca Municipal de Paredes (Paredes)
Este edifício foi construído na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866, por um benemérito de seu nome Joaquim Ferreira dos Santos, mais conhecido por Conde Ferreira ou Conde de Ferreira.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) José Guilherme Pacheco (Paredes)
José Guilherme Pacheco, nascido no Brasil e falecido no Porto, um homem formado na faculdade de Coimbra em advocacia, foi um dos muitos cidadãos portugueses que contribuíram de alguma forma na vida de Paredes.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Câmara Municipal de Paredes (Paredes)
Como instituição máxima do Concelho de Paredes, a Câmara Municipal é um edifício da primeira metade do século XX. A sua construção terminou em 1942 e posteriormente sofreu uma campanha de obras e uma ampliação.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Praça/Jardim José Guilherme (Paredes)
Situado no centro da cidade de Paredes, este espaço arborizado com o nome do benemérito de Paredes ocupa uma área de um hectare e foi construído em meados do século XIX. Está agora envolvido pela abertura de novas ruas e por novos edifícios.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Igreja Matriz de Paredes (Paredes)
Esta igreja, localizada numa pequena elevação, foi construída nos finais do século XIX, e a sua inauguração foi feita no ano de 1908. É um edifício desenvolvido no sentido sul/norte, com a fachada orientada para norte.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Junta de Freguesia de Paredes (Paredes)
Situada ao lado do edifício dos Antigos Paços do Concelho, a Junta de Freguesia de Paredes, uma das dezoito freguesias que constituem o Concelho de Paredes, localiza-se na esquina de duas ruas.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Antigo Edifício dos Paços do Concelho (Paredes)
Este magnífico edifício retangular é considerado como um dos mais distintos de Paredes e um dos melhores Paços do Concelho de Portugal. A sua construção realizou-se na segunda metade do século XVIII.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Pelourinho de Paredes (Paredes)
O levantamento deste pelourinho está referenciado com data incerta, na certeza de que em 1758 estava erguido junto ao tribunal e cadeia. Somente em 1844 a localidade foi elevada à categoria de Vila.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)(4 km NE) Palácio da Granja (Paredes)
É um edifício de 1883, ajardinado à sua volta, com caraterísticas brasileiras como a balaustrada que integra o frontão triangular e a acentuada linha do telhado. Este é contornado por um jardim, e o conjunto é rodeado por um muro.
(Ver detalhes)(Mapa - Direções)