A população acusou um grupo de judeus de o terem feito, tendo queimado vivos três dos judeus mais ricos abraçados a uma cruz.
Pouco depois verificou-se que afinal quem tinha enforcado a imagem da Virgem tinham sido precisamente os que acusaram os judeus. Por expiação, os frades do Convento de S. Francisco mandaram erigir esta capela no local onde queimaram os três judeus inocentes.
É uma pequena capela simples, com a entrada em arco abatido sobreposta por uma janela redonda.
Este ponto está situado na localidade Gouveia, na freguesia Gouveia.
(Distância: 128 m SE)
A Igreja de São Julião, de arquitetura maneirista e rococó, é composta por nave e capela-mor mais estreita, tendo adossada a torre sineira ao lado esquerdo.
(Distância: 186 m E)
A Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira está instalada no antigo Solar da família Serpa Pimental. Sendo dedicada a este escritor, contém o seu espólio composto por oito mil volumes.
(Distância: 212 m E)
A Igreja de S. Pedro, Matriz de Gouveia, é uma construção do século XVIII, em estilo barroco em cantaria de granito.
(Distância: 218 m E)
A Casa da Torre, ou Palácio dos Távoras, é um edifício habitacional do século XVI que pertenceu aos Marqueses de Gouveia.
(Distância: 223 m E)
A Igreja da Misericórdia é uma pequena igreja do século XVIII, em estilo barroco, de planta retangular e capela-mor saliente.
(Distância: 238 m E)
Chafariz em estilo rococó, o espaldar prolonga-se em ilhargas curvas. Os dois bancos laterais com painéis de azulejos dão o nome à fonte.
(Distância: 276 m E)
Um cruzeiro inaugurado em 1940 erigido pela Comemoração dos Centenários.
(Distância: 327 m E)
O edifício dos Paços do Concelho, ou Colégio dos Jesuítas, foi construído no século XVIII e inaugurado em 1739, destinado aos padres jesuitas para ensinarem latim e moral e para ensinarem a ler e escrever.
(Distância: 356 m E)
É um dos mais belos miradouros de Gouveia, de onde se avista uma excelente paisagem da cidade até à Serra da Estrela e ao Vale do Modego.
(Distância: 391 m E)
Este museu, denominado de “Espaço Arte e Memória”, foi inaugurado em setembro de 2005, no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas. Mostra a história e cultura de Gouveia.