Igreja de Santa Maria do Castelo
Foi edificada provavelmente na primeira metade do século XIII, em estilo românico, sendo construída no século XVI uma capela lateral.
Temas / Tags

Descrição

Igreja de Santa Maria do Castelo
Igreja de Santa Maria do Castelo - interior

Os acrescentos continuaram até à segunda metade do século XVIII, entrando na ruína a partir do século XIX.

A fachada principal apresenta um portão de arco pleno com duas arquivoltas e impostas salientes molduradas. Acede-se ao portal através de dois lanços de degraus de sentido oposto. Sobre o portal observam-se quatro mísulas alinhadas.

O campanário de dupla abertura sineira e remate reto encontra-se colocado no eixo da porta, cortando a empena angular. Encontra-se em estado avançado de ruína desprovida de cobertura, à exceção da capela lateral, que conserva ainda o telhado de quatro águas.

Veja Também

  • Outras localidades deste concelho Almeida

Localização

Coordenadas GPS: N 40 35.536' W 006 56.987'  (40.59227, -6.94978)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Castelo de Castelo Mendo (Castelo Mendo, Almeida)

(Distância: 15 m E)
A Aldeia de Castelo Mendo é uma das mais antigas de Portugal, com vestígios que ascendem à época da Idade do Bronze e da Época Romana.

Forno comunitário (Castelo Mendo, Almeida)

(Distância: 74 m NE)
Forno comunitário, edifício que podemos encontrar nas populações mais profundas de Portugal. De grande utilidade e contributo para toda essas populações.

Chafariz Novo (Castelo Mendo, Almeida)

(Distância: 78 m N)
Chafariz de traços sóbrios, localizado nas imediações do Castelo no largo ou centro da aldeia, feito em granito.

Pelourinho de Castelo Mendo (Castelo Mendo, Almeida)

(Distância: 91 m N)
Com as reformas manuelinas da administração local, o foral de Castelo Mendo foi renovado e então foi mandado erigir o Pelourinho, decorria o ano de 1510.

Igreja Matriz de Castelo Mendo (Castelo Mendo, Almeida)

(Distância: 103 m N)
Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de São Pedro, datada do século XIV, a sua edificação começou por ser uma pequena capela frequentada pelo povo.

Igreja de São Vicente (Castelo Mendo, Almeida)

(Distância: 165 m N)
Igreja simples do século XIII, conhecida como antiga Misericórdia, era frequentada por nobres. Está situada à entrada de Castelo Mendo.

gif