Estando situada nesta parte de Portugal, e sendo uma povoação pequena, absorve uma grande quantidade de Monumentos Megalíticos e fica a caminho de um dos pontos referenciais de Portugal, a ponta de Sagres, havendo uma forte ligação com os Descobrimentos.
Este ponto está situado na localidade Vila do Bispo, na freguesia Vila do Bispo e Raposeira.
(Distância: 44 m S)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Igreja Matriz de Vila do Bispo, surgiu no lugar da antiga pensando-se que seja do século XVI.
(Distância: 345 m W)
Câmara Municipal de Vila do Bispo - Paços do Concelho, 8650-407 Vila do Bispo
(Distância: 2 km E)
Igreja Matriz da Raposeira, é um templo do séc. XVI, sendo o teto reconstruído em 1873 após ter desabado. Tem um portal de estilo manuelino que dá entrada para uma só nave.
(Distância: 3 km SE)
Este Monumento Megalítico é um dos dez existentes nesta zona de Vila do Bispo, mostrando assim a existência de ocupação humana desde os tempos Pré-Históricos.
(Distância: 4 km E)
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, um pequeno templo romano do séc. XIII. É dos raros monumentos dos Templários em terras do Algarve.
(Distância: 8 km S)
Um pequeno farol no extremo do molhe, na entrada da Enseada da Baleeira, para auxílio às embarcações na entrada do Porto de Sagres.
(Distância: 9 km N)
(Distância: 9 km SW)
Fortaleza de Beliche ou Fortaleza de Santo António de Beliche está estrategicamente situada para proteger a costa algarvia.
(Distância: 9 km N)
(Distância: 9 km E)
Forte de São Luís de Almádena, ou Forte da Boca do Rio, foi fundado em 1632 no reinado de Filipe III de Espanha para proteger as aldeias piscatórias de Budens e Burgau.