O nome de Nossa Senhora da Luz foi atribuído em 1578 por o convento estar situado no vale de Montes Claros. Teve grandes melhoramentos a nível da decoração no reinado de D. João V, como por exemplo os painéis de azulejos da capela-mor.
Aqui esteve sepultada a duquesa D. Leonor assassinada pelo marido Duque D. Jaime em 1512, até ser transladada para o Convento da Esperança de Vila Viçosa em 1590.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o convento passou para privados.
Este ponto está situado na localidade Rio de Moinhos, na freguesia Rio de Moinhos.
(Distância: 2 km W)
Campo em terra batida, com balneários e bancada coberta para jogos de futebol, é utilizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos.
(Distância: 3 km NE)
Fundado em 1505, o principal interesse vem do bosque que lhe deu o nome, com lagos, ilhas, capelas, fontes, tudo o necessário para os frades que ali viviam.
(Distância: 4 km SE)
Um espaço ajardinado com muitas árvores e sombras e bancos, excelente para uns momentos de descanso ou de jogos e passeio.
(Distância: 4 km NE)
Fundada em 1630 pela Irmandade de Santo António, tem no frontão da fachada uma escultura em barro de Estremoz representando o santo padroeiro.
(Distância: 4 km NE)
Um busto inaugurado em 8 de março de 2003, um homenagem do povo de Borba ao médico Armando Pessoa Verão (1918-1998), pessoa de grande boa vontade.