Igreja de São João Batista
Igreja de São João Batista - lateral
Igreja de São João Batista - torre sineira

Foi sucessivamente Capela de S. Vicente da Gafaria, Igreja de São João Batista, Museu Paroquial de Óbidos.

A Rainha Santa Isabel decidiu fazer construir neste local, que nesse tempo estava bastante afastado da vila, uma gafaria ou leprosaria com uma capela dedicada a S. Vicente, cuja origem ocorreu em 1309. Daí o seu nome original de "Capela de S. Vicente da Gafaria". Tinha anexo o Hospital dos Gafos.

Durante o século XVI foi integrada na Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, de onde resultaram diversas modificações ainda hoje existentes. No seu interior pode-se ver o teto em abóbada de nervuras ogivais e ao centro a Cruz de Cristo.

Foi sede de freguesia de S. João de Mocharro, desde 1636 até 1711. O terramoto de 1755 provocou danos na igreja, sendo deste tempo a torre sineira e o retábulo da capela-mor, que representa S. João Batista. Serviu também como capela mortuária dada a sua proximidade do cemitério.

Sofrendo grande degradação, foi finalmente recuperada como Museu Paroquial de Óbidos. Pode-se ver no seu interior uma exposição de diversos artigos, entre eles uma carruagem do tempo da realeza.

Coordenadas GPS: N 39 21.529' W 009 09.483'  (39.35882, -9.15805)

Temas / Tags

Óbidos, publicado em por