Igreja Matriz de Videmonte

Videmonte é uma bela aldeia. A freguesia de Videmonte localiza-se no extremo oeste do concelho da Guarda, sobranceira ao vale do Mondego, em plena Serra da Estrela, confinando os seus largos limites com Gouveia, Folgozinho, Linhares da Beira e Manteigas. É a maior freguesia do concelho em termos de área (52,9 km2), distando cerca de 16 Km da sede concelhia. Tem como freguesias vizinhas do concelho: Vila Soeiro, Trinta, Meios, Fernão Joanes e Valhelhas.

Aldeia rural, inserida num conjunto de aldeias históricas, é a povoação dos grandes rebanhos de ovelhas e cabras, do bom Queijo da Serra de fabrico artesanal, das produções de centeio, batata e castanha. Gente acolhedora e que sabe manter vivas as suas tradições.

Salienta-se a existência de uma igreja antiquíssima, capelas e alguns espaços públicos com elementos naturais como fontes, fontanários, cruzeiros, forno público, trilhos que se perdem na paisagem natural e que nos conduzem a espaços como o Rio Mondego, que oferece a possibilidade de praticar pesca desportiva e de nos refrescar com um banho de águas límpidas e frescas.

A arquitectura popular tem presença forte, desde os aspectos construtivos aos materiais. A forma como os recursos naturais foram aplicados na arquitectura assume características únicas - "diálogo" entre o granito e o xisto.

Videmonte, publicado em por