Sem grande contenda histórica, a Igreja de Nossa Senhora de Cadafaz, assim conhecida, está datada dos finais do século XVI e inícios do XVII, nomeadamente entre os anos de 1585 e 1606.

Construção e Restauração

Igreja Matriz
Frontal da Igreja
Igreja Matriz
Lateral sul
Igreja Matriz
Lateral norte

Sem grande contenda histórica, a Igreja de Nossa Senhora de Cadafaz, assim conhecida, está datada dos finais do séc. XVI e inícios do XVII, nomeadamente entre os anos de 1585 e 1606.

Por interesse mútuo a construção deveu-se ao Senhor de Góis, D. Diogo da Silveira e aos representantes da igreja desta localidade. No decorrer século XIX viria a sofrer obras de restauração e de aumento em 1815 e 1855. Neste segundo tempo foi oferecido à igreja o órgão e o lustre.

Exterior da Igreja

Igreja Matriz
Fachada da Igreja

De planta longitudinal, formada por uma nave e capela-mor, com a fachada a apresentar um portal em arco de volta perfeita encimado por uma janela em arco abatido iluminando o coro-alto.

Adossado a esta e num plano mais recuado à esquerda está a torre sineira quadrada com uma cobertura piramidal. Atrás desta está a sacristia.

Interior da Igreja

Igreja Matriz - interior - altar-mor
Nave - Altar-mor
Igreja Matriz - interior - coro
Nave - Coro

No interior é formada por um coro-alto assente em duas colunas de madeira e quatro altares, dois laterais e outros dois a ladear o arco triunfal que dá acesso à capela-mor. Os tetos da nave e capela-mor são forrados a madeira.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 08.053' W 008 03.147'  (40.13422, -8.05245)
Cadafaz, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes