Convento dos Lóios, ou Convento do Espírito Santo, pertence a um grupo monumental juntamente com a Igreja Matriz e a magnífica escadaria.

Atualidade, o Museu

Convento dos Loios
Frente da Igreja

Situado no centro da cidade, perto do Castelo, atualmente o Convento de Lóios alberga o Museu Regional.

Promove exposições a nível nacional e internacional nas áreas da pintura, arqueologia, história e história da arte. Explicando a origem do homem, evolução e desenvolvimento das Terras de Santa Maria.

Construção

O Convento remonta ao século XVI e a sua edificação deve-se à iniciativa do terceiro Conde da Feira, D. Manuel Pereira, sendo o seu filho Diogo Pereira o quarto Conde da Feira e a sua mulher Ana de Menezes que basicamente deram o seguimento ao projeto de devoção a São João Evangelista.

Assim, em 1549 existiu uma petição ao Capítulo Geral (termo que designa corpos Eclesiásticos como a Igreja Católica, a Comunhão Anglicana e as Igrejas Luteranas Nórdicas) na reunião de rendas necessárias para o Colégio dos Cónegos Seculares de São João Evangelista, também referidos como Cónegos Azuis ou Frades Lóios. Terminada a petição, a primeira pedra foi colocada no ano de 1560 no lugar de uma ermida ali existente dedicada ao Espírito Santo. Passados séculos acabou por ser transformado em convento.

Descrição

O conjunto conventual desenvolve-se numa planta retangular, em que o convento se situa a sul, e ao centro deste estão os claustros de planta quadrangular. A igreja denominada de Lóios, servindo de Matriz da vila, situa-se a norte, antecedida por uma escadaria monumental de duplo arranque.

A igreja é de fachada em empena, de dois pisos separados por um friso, sendo o térreo com a abertura do portal principal de moldura reta e encimada por um frontão triangular. No superior, a abertura é feita por um janelão, também de moldura reta, finalizando por um frontão triangular.

Esta parte central está ladeada por duas torres sineiras semelhantes, de duas partes, em que a inferior é rasgada por duas janelas encimadas por um relógio. A parte superior é formada pelos sinos e rematada por um campanário ladeado por pináculos.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 55.438' W 008 32.517'  (40.92397, -8.54195)
Santa Maria da Feira, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes