O Castelo de Montemor-o-Velho é como o de Penela, está estrategicamente numa localização geográfica excelente no aspecto defensivo do norte e sul do Mondego.
É possível que o castelo remonte aos tempos pré-históricos mas com certeza é da ocupação romana, com vestígios deixados nas pedras que serviram como base da Torre de Menagem.
Como o de Penela, este também teve muitos domínios de civilizações como os árabes que o conquistaram aos romanos em 848, que viria a cair nas mãos dos muçulmanos em 990, e estes viriam a perder o domínio com a reconquista cristã em 1006, para voltar ao domínio dos árabes em 1026.
Sendo um castelo estrategicamente bem localizado finalmente, depois de tantas conquistas e reconquistas, o castelo cai definitivamente em mãos dos portugueses, em 1064, através do conquistador Fernando Magno que reconquista toda a região e expulsa os árabes para sul do Mondego.
Assim, como outros tantos castelos na linha de Montemor-o-Velho, foi essencial na estratégia da consolidação da independência do Condado Portucalense.
Este ponto está situado na localidade Montemor-o-Velho, na freguesia Montemor-o-Velho e Gatões.
(Distância: 138 m SE)
A Junta de Freguesia pertence a Montemor-o-Velho e é sede da União de Freguesias desta e de Gatões.
(Distância: 273 m S)
Situado na Praça da República, este edifício ocupa um dos seus lados. Não há indicação sobre a sua construção, sabendo-se apenas que está compreendida entre 1889 e 1892.
(Distância: 276 m S)
Cedo a instituição da Misericórdia foi implantada em Montemor e, uma vez confirmada por D. João III, logo a igreja foi edificada com a sua finalização em 1555, nove anos depois da instituição.
(Distância: 288 m SW)
Está datado do século XV, mas a sua história remonta a muitos séculos, ao ponto da arqueologia ainda não ter conseguido as suas verdadeiras origens.
(Distância: 289 m S)
Situada na Praça da República, ao lado dos Paços do Concelho, este edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia e atualmente alberga um Lar de Idosos.
(Distância: 392 m NE)
Situada no Largo dos Anjos em frente do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, esta fonte surgiu através de um acordo entre personagens do campo político, judicial, religioso e social, sendo edificada em 1551.
(Distância: 419 m NE)
Fundado em 1494 pelos frades eremitas de Santo Agostinho calçados, veio a sofrer profundas remodelações nos séculos XVI e XVII.
(Distância: 3 km SE)
O Apeadeiro de Montemor-o-Velho ou simplesmente Apeadeiro de Montemor, está situado na localidade de Santa Isabel, pertencente a Alfarelos. Localiza-se no outro lado do rio Mondego em relação à vila de Montemor-o-Velho.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 4 km SE)