Vista Geral de Semide
Flor da Farinha, é assim etimologicamente conhecida a pequena e antiga vila de Semide, uma pequena preciosidade histórica que nos transporta para uma época anterior à nacionalidade.
Vista Geral de Semide
Vista Geral de Semide

Flor da Farinha, é assim etimologicamente conhecida a pequena e antiga vila de Semide, uma pequena preciosidade histórica que, através dos seus vestígios arqueológicos, nos transporta para uma época anterior à nacionalidade. Tem no seu mosteiro ou convento o seu ex-libris, tendo-se apoiado neste edifício para o seu desenvolvimento, misturando-se com a história de Portugal.

Aqui a história faz jus à Família Anaia, pois já no século XI a vila constava nos bens de D. Anão, Senhor de Góis. Os seus descendentes diretos foram os impulsionadores no desenvolvimento de Semide, e até ao início do século XIX a localidade constituía-se como couto. Com a extinção do couto em 1801, passou a sede de concelho, a qual já dava conta de 1836 habitantes, mantendo-se assim até 1853. Atualmente posiciona-se como freguesia com cerca de 2900 habitantes.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Semide
ou neste concelho Miranda do Corvo
Outras localidades deste concelho Miranda do Corvo
Semide, publicado em por