Ponto de Encontro
Ponto de Encontro

De facto este acabava por ser um ponto de encontro onde pelo menos as mulheres locais se encontravam da sua lida diária, na busca de água ou para a lavagem das roupas. Sem melhor sítio para edificar estes dois importantes elementos da vila, uma vez que o rio passa ao lado, este espaço diário acabou por se transformar num espaço de lazer.

Fonte
Fonte

Num pequeno largo paralelo ao rio Alva, onde se tem acesso a pé, encontra-se um dos elementos essenciais da água canalizada como a fonte. Edificada em pedra, está espaldada com um muro particular, com a finalização de três pináculos iguais. Fonte de uma só bica, em que a água verte para um tanque retangular, está encimado ao centro por um nicho com uma imagem de pedra.

Lavadouro
Lavadouro

O lavadouro, outro elemento essencial, apresenta-se mesmo ao lado direito da fonte em que, como mero elemento simbólico, é espelhado por um tanque e transformando a restante parte do lavadouro numa fonte. A cobertura é formado por cinco arcos quebrados que formam um pequeno terraço servindo de miradouro com vistas para Côja antiga.

Coordenadas GPS: N 40 16.160' W 007 59.396'  (40.26933, -7.98993)

Temas / Tags

Côja, publicado em por